logo

Atividades da Semana da Alimentação Escolar estimulam práticas saudáveis

20/05/2011 09:57:20 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Secom

Uma alimentação saudável é fundamental para o bom desenvolvimento do escolar

Até a próxima segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) comemora nas escolas da rede a “Semana da Alimentação Escolar”. Desde o início desta semana (16) estão acontecendo palestras com mesa de degustação, preparação para hortas escolares e apresentação de trabalhos dos alunos sobre o tema. Neste período, oito escolas foram visitadas. Mas o programa da secretaria, neste ano, com o tema “Agroecologia e Agricultura Familiar: cidadania cultivada em família” abrangerá, até o final do ano, todas as escolas municipais.

- Percebemos uma mudança nos hábitos alimentares dos alunos, principalmente a partir do ano passado, quando demos início à formação continuada em nutrição para professores orientadores. Desenvolvemos o projeto pedagógico nas escolas “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, voltado para o consumo de legumes, verduras e frutas e também passamos a comemorar a “Semana da Alimentação”. Uma alimentação saudável é fundamental para o bom desenvolvimento do escolar, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

Neste ano, trabalhando o tema “Agroecologia e Agricultura Familiar”, a Semed ofereceu aos professores orientadores um curso abordando esse assunto, ministrado pelo grupo de alunos “Capim Limão”, do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé). Cerca de noventa profissionais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens de Adultos (EJA) participaram, abrangendo a maioria das escolas da rede. Eles são multiplicadores em suas unidades, orientando os projetos pedagógicos da Semana da Alimentação.

Os produtos orgânicos, a inclusão de produtos de safra nos cardápios, a associação da produção com a alimentação saudável foram alguns dos temas tratados no curso, com duração de 8 horas. A coordenadora da Alimentação Escolar, Dina Reis, informou que essas ações já mostram bons resultados.

- Percebemos que aumentou bastante o consumo de frutas, verduras e legumes pelos alunos, chegando a, no mínimo, 70%. Isso diminui a obesidade e o risco de várias doenças. Com esse programa os professores orientadores levaram os conteúdos apresentados no curso para escola. Eles montaram terrários, hortas, entre outras atividades, para mostrar a relação entre a produção e o alimento consumido, valorizando a alimentação saudável, destacou.

Segundo Dina, desde 2006, com a terceirização da merenda escolar, quando o fornecimento de frutas, verduras e legumes passou a ser regular, é observado um aumento no consumo. Nutricionistas da empresa fornecedora, durante a Semana, realizam palestras nas escolas, que serão estendidas a todas as da rede municipal.

Na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, no bairro Novo Cavaleiros, onde a palestra aconteceu, na última terça-feira (17), para os dois turnos, os alunos do 1º ao 5º anos apresentaram vários trabalhos, incluindo uma pirâmide dos alimentos. A professora orientadora da unidade, Vera Lúcia Gessário Pereira, salientou os aspectos positivos do programa.

- Sem saúde eles não conseguem aprender bem. Recebemos orientação de nutricionistas, que também ministram palestras, o que tem colaborado muito. Estamos numa área de chácaras, então buscamos valorizar esse contato com a terra, o cultivo de hortas. Também estamos fomentando isso na escola, o que deixa as crianças muito motivadas. Já recebemos da secretaria terra e sementes e também estamos ganhando sementes e mudas dos alunos. Além disso, vamos receber orientação, duas vezes por semana, de como cuidar da horta. O que eles aprendem, levam um pouquinho para os pais, disse.