Em virtude da instabilidade do tempo, com ocorrência de chuvas ocasionais, algumas escolas municipais de Educação Infantil adiaram, desta quinta-feira (23) para a próxima sexta-feira (31), as comemorações da Semana Nacional de Educação Infantil, cuja data alusiva é o próximo dia 25. Na oportunidade, os alunos da rede municipal de ensino vão comemorar o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação de Macaé. A data foi instituída em março deste ano, com o objetivo de promover, na última sexta-feira do mês de agosto, ações que visam construir, fomentar e divulgar projetos e atividades voltadas para a educação municipal.
De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, uma das finalidades do Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação de Macaé é fomentar a efetiva participação das famílias e responsáveis na vida escolar das crianças, jovens e adolescentes e sensibilizar a sociedade sobre a importância da educação no desenvolvimento individual e social:
- Com a comemoração, a Prefeitura de Macaé também tem outras metas, como promover atividades que contribuam para melhoria da educação, incentivar o protagonismo juvenil entre os estudantes, divulgar dados sobre a educação de Macaé e despertar, nos vários segmentos da sociedade, o interesse e o compromisso social na afirmação do direito de todos à educação de qualidade - pontuou a Marilena.
A Semana Nacional de Educação Infantil se torna especial para Macaé pelo fato da cidade ser a primeira a contar com uma Subsecretaria de Educação Infantil no Brasil. A intenção, segundo a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, é atender a todos os setores administrativos. “Essa programação será marcada pela interação, troca de experiências e momentos educativos aliados à brincadeira, que faz parte da proposta pedagógica do segmento”, disse.
Para a programação do próximo dia 31, a Subsecretaria de Educação Infantil confirmou a programação em parques, quadras e praças do município, como a Veríssimo de Mello. O local vai receber oficinas, brincadeiras e a Biblioteca Itinerante, que esteve nesta quinta-feira no espaço recebendo visitas e doações de livros paradidáticos, gibis e outras obras.
Outros bairros do município também terão programações em locais como a Praça Mirante dos Navegantes, na Barra, Praça da Fronteira, Praça do bairro Campo d´Oeste, Praça de Santo Antônio, no Visconde de Araújo, e Praça da Estação, no Miramar. As quadras dos bairros do Jardim Santo Antônio, Botafogo e da Associação de Moradores do Morro São Jorge também vão receber estudantes da Educação Infantil para atividades variadas.
Na lista de atividades dos alunos e educadores da Educação Infantil estão caminhadas na Orla dos Cavaleiros e no bairro Novo Cavaleiros. A Serra também vai participar da festa com a realização de caminhadas nas localidades de Areia Branca, Córrego do Ouro e Frade.
Marilena Garcia pontuou que a próxima sexta-feira promete ser marcante para o município: “Serão duas comemorações. Uma em prol do ensino e práticas pedagógicas na primeira subsecretaria voltada para a Educação Infantil do país. Outro motivo para se festejar é o trabalho em prol do ensino municipal, que será destacado na data alusiva à Mobilização Social pela Educação de Macaé”, finalizou.