Foto: Divulgação
O objetivo foi alertar sobre a necessidade de garantir a segurança do veículo
As atividades em comemoração à Semana de Trânsito de 2014, que começaram no último dia 18, terminaram nesta quinta-feira (25) em Macaé. Durante este período, a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio de sua equipe de Educação no Trânsito, realizou ações abordando o tema “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, conforme definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Foram atividades educativas integradas, para reforçar a necessidade do respeito mútuo entre condutores e pedestres.
A ação mais movimentada foi a “Linha de Inspeção Veicular”, realizada em parceria com a empresa Porto Seguro, na Praça Washington Luiz. Por meio dela, os condutores que participaram receberam um diagnóstico sobre o estado de seu veículo com relação a diversos itens: freios, suspensão, alinhamento, emissão de poluentes, luzes, bateria e alternador. Também foi feita a cristalização de para-brisa do veículo, que melhora a visibilidade do motorista durante os dias de chuva, e a troca de lâmpadas.
O objetivo foi alertar sobre a necessidade de garantir a segurança do veículo e conscientizar sobre a importância da construção de um trânsito melhor e mais seguro para todos, em especial para os pedestres.
- A iniciativa é muito boa, pois tudo que é feito para melhorar o trânsito é fundamental. Esta inspeção foi importante, inclusive, como um pré-teste para a vistoria anual, pois assim já é possível ter um diagnóstico do que precisamos verificar antes mesmo de fazê-la – disse Joanes Teixeira.
Outra condutora participante também elogiou a iniciativa. “Esta inspeção foi muito interessante, especialmente para as mulheres, já que muitas de nós não têm noção de mecânica. E com este diagnóstico podemos resolver os problemas que apareçam com precisão. O ideal é que esta iniciativa acontecesse em outras épocas do ano também”, falou Maria Aparecida Lopes, que levou seus dois veículos para a “Linha de Inspeção Veicular”.
- Esperamos ter incentivado os condutores para um trânsito mais consciente e seguro, especialmente com o pedestre tendo a prioridade. Queremos que os motoristas passem a se colocar como verdadeiros amigos dos pedestres, fazendo um trânsito mais gentil para todos -, pontuou a pedagoga e coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.
Além das ações na Praça Washington Luiz, próximo as faixas de travessia do entorno da Praça Veríssimo de Melo foram colocadas mensagens incentivando os motoristas a darem prioridade ao pedestre no trânsito.