logo

Atividades do Peti marcam Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

12/06/2007 17:59:13 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Diversas atividades marcaram o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Macaé. Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido pela secretaria municipal da Infância e Juventude, participaram na tarde desta terça-feira (12) de uma confraternização com direito à recreação e muita brincadeira. Animação ficou a cargo de Viviane Meneses, coordenadora pedagógica do programa.

A data foi criada em 2002, para marcar um momento especial na luta pela implementação de ações de promoção da cidadania entre crianças e adolescentes precocemente inseridos no trabalho.

O programa atende a 100 crianças, entre sete e 14 anos. Cada uma delas recebe uma bolsa mensal de R$ 25 do Governo Federal. Ao completar 14 anos, os menores são encaminhados para outros programas sociais do município. Durante o período que passa na instituição, a garotada tem aulas de reforço escolar, ética, cidadania, educação ambiental, arte culinária, artesanato, educação física e capoeira.

Os assistidos freqüentam a instituição fora do horário escolar. Na parte da manhã, antes da entrada na escola é oferecido à garotada o café da manhã. As crianças também tomam banho, almoçam e escovam os dentes. À tarde, elas são recebidas com almoço e lanche e já vão para casa de banho tomado.