Foto: Rui Porto Filho
Programação ofereceu diversos serviços na Rinha das Artes
Diversas atividades marcaram o encerramento da programação do Mês do Idoso, nesta quarta-feira (17), em Macaé. O evento, promovido pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI), aconteceu na Rinha das Artes. Corte de cabelo, avaliação nutricional, alongamento, aferição de pressão, apresentação de dança e coral foram algumas ações desenvolvidas pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Saúde, Esportes e Educação. A proposta é melhorar a qualidade de vida dos idosos, incentivando a convivência social.
A aposentada Leci Jacinto, 62 anos, aferiu sua pressão e, também, participou das atividades de beleza. "Estou adorando a programação. Além de levantar nosso astral, é uma ótima oportunidade para avaliar a saúde e ficar bonita", disse. E quem aproveitou as comemorações para cortar o cabelo foi Ducirene da Silva, 73 anos. "É a primeira vez que utilizo esses serviços. As atividades também proporcionam um momento de integração e gosto muito disso", frisou.
O Centro de Convivência do Idoso realizou apresentações da Dança Sênior e Academia de Ginástica. A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), promoveu várias atividades de beleza como corte de cabelo, sobrancelhas e aplicação de esmaltes.
A Secretaria de Esportes executou avaliação física, alongamento e ginástica. Já a Secretaria de Saúde ofereceu avaliação nutricional, aferição de pressão, além de apresentação do Programa de Atenção Integral de Saúde do Idoso (Paisi).
A coordenadora do CCI e presidente do Conselho do Idoso de Macaé, Mariléa Ramos, destacou que as ações integradas têm o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal. "Além de buscar valorizar a população idosa com atividades que promoveram a autoestima", frisou.