Atividades marcam semana municipal de luta da pessoa em situação de rua

14/08/2015 17:01:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

O dia 19 de agosto é apontado como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data relembra uma das tantas tragédias já vividas por esta parcela da população brasileira - em 2004, um massacre no Centro de São Paulo envolvendo 15 pessoas atacadas enquanto dormiam na ruas deixou sete mortos. Para dar visibilidade à necessidade de enfrentar as violências cometidas às pessoas que estão nas ruas, diversas cidades do Brasil celebram a Semana de Luta, seguindo a Política Nacional para a População em Situação de Rua. Em Macaé, as atividades se concentraram entre 17 e 21 de agosto, com a Semana Municipal de Luta da Pessoa em Situação de Rua.

De acordo com o serviço de abordagem social, vinculado à secretaria de Desenvolvimento Social e que funciona no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), a cidade possui cerca de 35 pessoas em situação de rua e entre as principais causas para utilizar a rua como espaço de moradia estão o rompimento de vínculos familiares, problemas mentais e o uso de drogas. Os registros notificam também que nem todos que circulam pelas vias estão em situação de rua, essas pessoas têm casa, família e apenas ficam durante o dia nos espaços públicos para fins diversos.

Uma programação especialmente preparada pela secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos será executada para lembrar as lutas em defesa da População de Rua, dentre elas estão palestras, oficinas e exposição de trabalhos.

Veja a programação:

Dia 17 (segunda-feira)

9h - Apresentação de documentário sobre a origem do "Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua". Após, roda de conversa com os usuários dos serviços e com os acolhidos. Local: Centro Pop e Pousada da Cidadania.



Dia 18 (terça-feira)

9h - Atividade interna, oficina de construção de material para exposição no dia de Luta da Pessoa em Situação de Rua.

18h - Futebol integração entre a Pousada da Cidadania e o Centro Pop. Local: Praça da Ampra, no Parque Aeroporto.



Dia 19 (quarta-feira)

13h – Panfletagem, ginástica laboral, capoeira, exposição de trabalhos das oficinas do Centro Pop e momento de integração, na Praça Veríssimo de Melo, em homenagem ao "Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua".

19h – Palestra acerca dos direitos da população em situação de rua, na Pousada da Cidadania.



Dia 20 (quinta-feira)

9h – Atividade interna e Roda de música com os usuários dos Serviços do Centro Pop

14h – Café temático, no Centro Pop e momento de reflexão acerca de valores, projetos de vida e espiritualidade com grupo religioso, na Pousada da Cidadania.



Dia 21 (sexta-feira)

9h – Atividade interna e sessão do filme "Em busca da felicidade" e às 14h – Filme "Um sonho possível", no Centro Pop.

9h - Sessão cinema com os acolhidos, com o filme "um sonho possível".