logo

Atividades no Parque Atalaia marcam o Dia de Defesa da Fauna em Macaé

24/09/2015 10:36:00 - Jornalista: Assessoria de Imprensa Secretaria de Ambiente

Foto: Juranir Badaró

Estudantes da rede municipal conheceram o parque, animais silvestres e fizeram uma trilha pela natureza

Um dia letivo bem diferente do habitual. Ao invés da sala de aula e do quadro na parede, ar puro, caminhada em meio à floresta e contato com os animais silvestres. Assim foi a terça-feira (22) de estudantes das Escolas Professora Sandra Maria Franco e do Colégio Municipalizado Renato Martins, que passaram um dia no Parque Atalaia, região serrana de Macaé.

As atividades fizeram parte do “Dia de Defesa da Fauna”, celebrado em várias cidades do país. Em Macaé, o principal objetivo foi oferecer um contato direto dos estudantes com a natureza, apresentando na prática o que eles aprenderam em sala de aula. Cada escola, escolhida de forma aleatória, enviou uma turma diferente nos dois turnos.

O passeio começou com uma palestra sobre o Parque e os animais silvestres. Depois, os alunos seguiram por uma mini-trilha, onde observaram árvores e a natureza por completo, até chegar ao histórico Córrego Atalaia. Em meio à caminhada ainda avistaram um “cachorro do mato”. Algumas turmas participaram de um plantio de mudas, além de uma palestra com direito à exibição de uma cobra e um ouriço.

“O relato das crianças demonstra o quão importante foi esta atividade. Muitos nunca tiveram um contato como este e já falam em trazer os pais para conhecer o Parque Atalaia. A partir de hoje, certamente se tornarão cidadãos mais conscientes com o meio ambiente”, afirmou a professora Francisca Furtado.

Já os professores Luiz Gustavo e Tânia Alves destacaram os frutos que serão gerados a partir deste passeio. “Quem veio a esta atividade, aproveitou bastante e curtiu cada momento. O que foi ensinado aqui servirá de ferramenta para as aulas que virão”, disse Luiz Gustavo.

O secretário de Ambiente de Macaé, Gerson Lucas Martins, reforçou a importância da população em todas as atividades que envolvam o meio ambiente. “Este é o nosso planeta. Temos que cuidar dele e com carinho. Se cada cidadão fizer a sua parte, plantando uma árvore, não dispensando resíduos de forma que danifique o meio ambiente, entre outras ações sustentáveis e ecologicamente corretas, teremos mais qualidade de vida e um planeta saudável”, afirmou.

Além das atividades no Dia de Defesa da Fauna, a Secretaria de Ambiente promoveu um plantio de 50 mudas de árvores nativas no Parque Atalaia. A ação contou com a participação de ONGs ligadas ao setor ambiental e entidades da sociedade civil organizada (munícipes de uma maneira geral). Já na segunda-feira (21), Dia Mundial da Árvore, foi realizado o projeto Plantio Itinerante, com o plantio de mudas nativas em diversas regiões do município.


Fotos Relacionadas