Foto: Maurício Porão
As ações acontecem na Praça Washington Luiz, no Centro de Macaé
As atividades para lembrar o Dia Mundial da Saúde no município terminam nesta quinta-feira (10), na Praça Washington Luiz. São oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, massagem, informações sobre alimentação saudável, higiene bucal, hipertensão arterial e diabetes, entre outras. O evento é realizado de 13h às 17h, e para o encerramento está previsto para às 16h, a apresentação musical de Jorge Murtinho e Banda Musical da Secretaria de Educação. Em seguida, às 17h, será realizada um aulão de ginástica laboral.
De acordo com informações da coordenadora do Programa de Prevenção Arterial e Diabetes (Hiperdia), Rossana Espinoza, a aferição da pressão arterial é feita pelos estudantes da Escola Técnica José Rodrigues. Caso seja constatado que a pessoa tem algum problema mais grave, é orientada a procurar a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), para buscar uma alimentação saudável, ou o Cemeas.
Quem visitar as tendas poderá também obter informações sobre Síndrome Alcoólica Fetal. Um técnico da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas esclareceu sobre a importância de não ingerir bebida alcoólica durante a gravidez e também quando a mãe estiver no período de amamentação.
A dona de casa, Melani Marion, que passava pelo local, se interessou pelo assunto. “Durante a gravidez do meu terceiro filho, ingeri bebida alcoólica e ele é muito agitado. Com as informações que tive aqui na tenda, fui orientada a procurar um especialista para constatar se meu filho tem algum problema”, disse.
Já a equipe da Fesportur aproveitou a oportunidade para divulgar o Programa de Iniciação e Desenvolvimento Esportivo (PIDES), que é realizado de 8h às 12h e das 14h às 18h, nas praças dos bairros, como Mirante da Lagoa, Novo Cavaleiros, Novo Botafogo, Nova Esperança, Ginásio Poliesportivo, Lagomar e ainda no Sana. São oferecidas aulas de futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, tênis e beach soccer.
Durante a abertura do Dia Mundial Saúde, na segunda-feira (7), a Secretaria de Saúde divulgou o resultado positivo do combate ao mosquito Aedes Aegypti - transmissor da dengue. No primeiro trimestre de 2013 foram 2.792 casos notificados, enquanto em 2014 foram 42, até o fim de março. Graças às ações imediatas coordenadas pelo grupo "Todos contra a Dengue", a partir de janeiro, a queda no número de casos registrados foi de 98%.
As atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde no município contam com a participação da Coordenação de Enfermagem, Educação em Saúde, Centro de Referência do Diabético (CRD), Centro de Cardiologia do Centro de Saúde Jorge Caldas, Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Cemeaes, Centro de Controle de Zoonose (CCZ),subsecretaria Municipal de Odontologia, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, subsecretaria municipal de Políticas para as Mulheres e Grupo de Trabalho de Violências e Acidentes(VS).