Ela começou a correr tarde, aos 39 anos, e não parou mais. Hoje essa macaense coleciona vitórias, e aos 52 anos, Maria Aparecida de Mello, atleta da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), trouxe mais uma vitória para a cidade. Aparecida ficou em primeiro lugar na 17ª Dez Milhas Garoto, realizada no último domingo (20), no Espírito Santo, na categoria 50 a 54 anos, e no 24º lugar no geral feminino, que contou com a participação de 441 mulheres.
- A preparação que eu tenho feito tem ajudado bastante. Não acreditei que tivesse um desempenho tão bom. Corri e passei por várias pessoas, até muito mais novas, da região, que nunca consegui passar, explicou Maria Aparecida, que conseguiu completar o percurso de 16, 09 quilômetros, em 1 hora e 15 minutos.
A “Dez Milhas Garoto” já é uma tradição do esporte capixaba. Em 1989, a Garoto completou 60 anos de fundação, e como parte das comemorações, promoveu a 1ª Corrida Rústica, uma prova de rua envolvendo colaboradores da fábrica de chocolate e comunidade.
Naquele ano, o trajeto se restringia apenas ao município de Vila Velha, no Espírito Santo. Mas, a partir de 1990, a corrida passou a se repetir anualmente, abrangendo também a cidade de Vitória, e foi chamada "Dez Milhas Garoto". A largada aconteceu na Praia de Camburi, em Vitória, e a chegada na fábrica de Chocolates Garoto, em Vila Velha.
Aparecida começou a fazer caminhadas há 15 anos. Achou pouco, e começou a correr. Daí para frente sempre obteve boas pontuações e vitórias nas competições que participou. Correu sete vezes a São Silvestre, onde chegou entre as três primeiras colocadas em sua categoria de idade, cinco vezes.
- Minha rotina de treinamento é simples. Acordo cedo, arrumo a casa e saio para correr por volta das 8h da manhã. Essa hora é boa porque a maioria das competições começa entre 8h e 9h, disse a atleta.
Especialista em provas de resistência, Aparecida já participa neste domingo (27), de mais uma competição: a corrida da Petrobras, que começa às 9h, com saída no Clube Cidade do Sol.
- Estou me preparando agora para a “Meia do Rio”, no dia 03 de setembro, com percurso de 21 quilômetros, com saída de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, ressalta a atleta que está em 4º lugar no ranking nacional de sua categoria.
Sua meta agora é subir no ranking, disputando mais uma maratona esse ano: ou a de Blumenau, em Santa Catarina, ou de Curitiba, no Paraná, que serão realizadas em novembro.