logo

Atleta macaense da Seleção Brasileira fará apresentação no Desafio Pan-Americano

08/09/2006 11:44:52 - Jornalista: Catarina Brust

O avô é de Macaé e a avó de Campos. Nascido em Santiago, no Rio Grande do Sul, Rodrigo Rodrigues foi criado em Macaé. Agora, aos 27 anos, ele volta a sua terra como integrante da Seleção Brasileira de Trampolim, e vai se apresentar no Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica. O evento será neste sábado às 17h, e é organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), com o apoio da prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte) e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Entre um intervalo e outro da apresentação das 28 atletas do Brasil, Cuba e Argentina que competem no Desafio Pan-Americano, os atletas da Seleção Brasileira de Trampolim farão várias exibições. O macaense Rodrigo Rodrigues é integrante da Seleção Brasileira desde junho deste ano. A equipe brasileira conseguiu duas vagas para o Pan de 2007, no Pré-Pan no México: Rafael Andrade ficou com o quarto lugar, e Rodrigo com o oitavo. Como as vagas não são nominais, a meta de Rodrigo é buscar uma das vagas competindo com os outros quatro atletas da Seleção Brasileira. A disputa será realizada alguns meses antes do Pan do Rio de Janeiro.

- Toda a equipe brasileira está em condições iguais, e têm ótimas chances de buscar medalhas no Pan. A Seleção Brasileira foi criada há um ano e estamos treinando muito para isso. Os principais adversários do Brasil no trampolim são os Estados Unidos e Canadá, destacou Rodrigo Rodrigues.

O atleta macaense começou a treinar em 1992, parou em 2001, e voltou em 2005. Nesse intervalo, foi para a Europa morar na Bélgica, onde fazia apresentações no trampolim, num circo, ao estilo do Cirque du Soleil. Para buscar uma vaga no Pan, a equipe treina diariamente das 8h às 12h e das 15h às 16h.

- A disputa é feita com uma apresentação de duas séries: uma obrigatória, com dois movimentos a escolha do atleta; a outra é uma série livre, onde cada salto vale ponto, explicou Rodrigo, que participará do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim que será realizado dos dias 23 a 26 de novembro, em Curitiba, Paraná.

Foram colocados mil e 500 ingressos para o público, pois uma parte do ginásio será utilizada para o aquecimento dos atletas. O ingresso pode ser trocado por dois quilos de alimentos não perecíveis, até esta sexta-feira (08), no Ginásio Municipal, no Centro de Treinamento (CT) e no Centro Macaé de Cultura (na Avenida Rui Barbosa 780, Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h.