logo

Atletas começam a treinar nesta quarta para o Desafio Pan-Americano

06/09/2006 08:43:43 - Jornalista: Catarina Brust

A partir desta quarta-feira (06), as 29 atletas brasileiras, cubanas e argentinas que vão participar do Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica começam a treinar no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt. O evento será realizado neste sábado (09), às 17h, O evento é organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), com o apoio da prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte) e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

As atletas do Brasil que se apresentarão no evento, fazem parte da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. O treinamento das equipes é feito no Centro de Treinamento de Aracaju (individual) e em Vitória (conjunto). As equipes já treinam há dois anos, desde que foi criada a seleção permanente. As atletas Ana Paula Ribeiro e Ana Paula Sheffer, de 17 anos, são alguns dos destaques da Seleção Brasileira.

A paranaense Ana Paula Scheffer conquistou ano passado o vice-campeonato pan-americano adulto com a corda. Na mesma competição, a capixaba Ana Paula Ribeiro ganhou a medalha de ouro, com a fita, e a prata, com a bola. O Brasil participará do Desafio com dez ginastas de conjunto e seis no individual. Além das duas Ana Paula, a equipe brasileira terá, nas provas individuais, Luisa Matsuo, Luana Faro, Karen Piccinin e Yuka Solano.

No conjunto, a delegação brasileira é composta por Nicole Muller, Nickolle Abreu, Marcela Menezes, Luciane Hammes, Larissa Evangelista, Natalia Sanchez, Lais Cardoso, Thalyta Almeida, Tayanne Mantovaneli e Daniela Leite. Depois do bicampeonato dos Jogos Pan-americanos, o conjunto do Brasil faturou ainda o Campeonato Pan-americano, em 2005.

O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica será disputado na categoria individual e por equipes. No conjunto participarão as equipes de Cuba, Brasil A e Brasil B. No individual, competirão ginastas do Brasil, Argentina e Cuba. As atletas dos três países chegam a Macaé nesta quarta-feira, dia 6, e treinam nos dois dias seguintes. A equipe cubana virá com três ginastas individuais e seis de conjunto, enquanto a Argentina competirá com três atletas, somente no individual.

Durante o evento as atletas vão se apresentar em quatro aparelhos: bola, fita, corda e massa, e em conjunto (com seis altletas). O Brasil se classificou em primeiro lugar no Pré-Pan/Rio 2007, que foi realizado em Vitória no ano passado.

Com a equipe de ginástica rítmica já classificada para os Jogos Pan-americanos, a comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) aproveitará o Desafio Pan-americano para observar a nova geração de atletas brasileiras, e, a partir daí, começar a definir a seleção que disputará o RIO 2007.

Brasil, Argentina e Cuba são rivais no continente Latino-Americano quando também se fala em Ginástica Rítmica. Na equipe argentina, o destaque fica para a atleta Anair Sosa, finalista do campeonato mundial, e considerada uma excelente ginasta.

Nove árbitros estarão julgando a apresentação das ginastas (execução, artístico, etc) que se juntará a nota final. Na quinta-feira (07), será feita uma Clínica de Exibição de Trampolim, pela manhã, no Ginásio Municipal.

Os ingressos para o Desafio Pan-Americano podem ser trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis até sexta-feira (08), no Ginásio Municipal, no Centro de Treinamento (CT) e no Centro Macaé de Cultura (na Avenida Rui Barbosa 780, Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h.