O Ginásio Poliesportivo Municipal Maurício Bittencourt recebe a partir desta quarta-feira (06), 29 atletas do Brasil, Cuba e Argentina que vão participar do Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica. A estrutura para o evento está sendo montada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O evento será no dia 09, às 17h, no Ginásio Poliesportivo Municipal, e é organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), com o apoio da prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte) e da CBG.
- É importante para o município sediar um evento como este, pois Macaé tem o objetivo de ser uma das cidades para aclimatação dos atletas antes dos jogos Pan-americanos do Rio-2007. O Desafio de Ginástica Rítmica será mais uma competição para o município mostrar a estrutura do Ginásio, rede hoteleira, para receber os países que vão participar do Pan -, destaca o presidente da Fesporte, Alex de Moraes.
Na próxima quinta-feira (07), a prefeitura também lançará o projeto da Escola de Trampolim Acrobático que será aberto à população para a formação de atletas na modalidade.
O presidente da Fesporte, explica que Macaé foi escolhida como cidade-sede para a competição a convite do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do CO-Rio, Carlos Arthur Nuzman. O convite foi feito ao prefeito Riverton Mussi, em uma de suas visitas a Brasília para tratar da escolha do município como Centro de Excelência em Basquete, feita pelo ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz.
O Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica faz parte do calendário 2006 de eventos preparatórios para o Pan 2007 e será disputado na categoria individual e por equipes. No conjunto participarão a equipe de Cuba, Brasil A e Brasil B. No individual, competirão ginastas do Brasil, Argentina e Cuba.
O Brasil trará 26 pessoas na equipe que vai participar do Desafio: 10 ginastas de conjunto; seis individual; cinco ginastas de trampolim e três técnicos. A equipe cubana virá com 12 pessoas: três ginastas individuais; seis de conjunto; dois técnicos e um árbitro. Os argentinos virão com três ginastas individuais, um técnico e um árbitro.
O evento deve durar duas horas e cinco minutos, e o público poderá assistir apresentações com fitas, bambolê e bola. Com a equipe de ginástica rítmica já classificada para os Jogos Pan-americanos, a comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) aproveitará o Desafio Pan-americano para observar a nova geração de atletas brasileiras, e, a partir daí, começar a definir a seleção que disputará o RIO 2007.
Foram colocados mil e 500 ingressos para o público, pois uma parte do ginásio será utilizada para o aquecimento dos atletas. O ingresso pode ser trocado por dois quilos de alimentos não perecíveis no Ginásio Municipal, no Centro de Treinamento (CT) e no Centro Macaé de Cultura (na Avenida Rui Barbosa 780, Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h.