Representando o município em uma das principais competições estaduais, os atletas macaense vêm conquistando excelentes resultados na edição de 2014 dos JAI (Jogos Abertos do Interior). O evento que reúne competidores de todo Estado do Rio de Janeiro promove a integração entre as cidades por meio de competições esportivas e revela talentos em diversas modalidades. A delegação macaense conta com apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).
A partir desta sexta-feira (21) começam as finais dos esportes coletivos. Macaé, que ainda briga pelo título geral da competição, segue na disputa no futsal masculino e feminino, basquete masculino e vôlei feminino. Os jogos serão realizados no município de Rio das Ostras.
Às 15h30 de sexta-feira, Macaé enfrenta Barra Mansa pela semifinal do futsal feminino. Já no masculino, os macaenses entram em quadra às 18h30 contra Mendes. Também na sexta, as meninas do vôlei medem força contra o time de Itaguaí. E, no sábado (22), às 18h30, o time de basquete da cidade enfrenta Nilópolis na luta por uma vaga na final.
De acordo com o coordenador da Fesportur, Rodrigo Brandão, os resultados de Macaé são expressivos e podem ser coroados com título geral do JAI.
- Até o momento tivemos um bom aproveitamento que nos coloca como candidato ao título geral da competição. A cidade que é bicampeã do JAI (2003 e 2004) depende agora da combinação de resultados e do sucesso nos esportes coletivos para mais um título. Lembrando que os campeões em cada modalidade se credenciam a representar o Estado do Rio de Janeiro nos JABs (Jogos Abertos Brasileiros), que este ano será realizado em Goiânia entre os dias 19 e 25 de maio -, declarou Brandão.
Judô e Atletismo
Com grande desempenho no judô masculino e feminino, Macaé ficou na terceira colocação geral, atrás apenas de Resende e Duque de Caxias. Com apoio da Associação Matsuda de Judô, os macaenses conquistaram duas medalhas de ouro com os judocas Dênis Salles e Isabela Santos, que também foi eleita a melhor atleta da competição. A equipe macaense ainda garantiu quatro medalhas de prata e duas de bronze.
Já no atletismo, Macaé surpreendeu os adversários com a equipe Fesportur/Ciep Maringá. Na colocação geral, ficou em segunda no feminino e em terceiro no masculino. Com duas medalhas de ouro, nos 800 metros e no revezamento 4x400m, a atleta da região serrana macaense, Uhruru Figueira foi um dos destaques da competição.
A equipe ainda assegurou quatro medalhas de prata, nas modalidades salto em distância masculino, 100m masculino, 800m feminino e no revezamento 4x400m masculino. E quatro medalhas de bronze, no salto em distância feminino, nos 100m feminino, 1.500m masculino e 400m masculino.