logo

Atrações culturais marcam semana de aniversário da cidade

27/07/2015 17:45:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Ana Chaffin

A programação comemora os 202 anos de Macaé.

A cidade de Macaé completa 202 anos na quarta-feira (29) e a Fundação Macaé de Cultura (FMC) preparou agenda especial de eventos culturais para a programação comemorativa. A festividade começa nesta segunda-feira (27), na Praça das Artes do Centro Macaé de Cultura, às 18h30, com apresentação do Grupo de Choro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).

O Grupo de Choro da Emart é uma atividade do curso Prática de Grupo voltada para o repertório popular. O objetivo é aprimorar o vocabulário musical dos alunos e promover a vivência e experiência musicais com utilização do cavaquinho, percussão, canto e violão. A coordenação do grupo é do músico e professor Marco Polo, o popular Banana.

A programação comemorativa prossegue, na terça-feira (28), com os alunos do Polo Cultural Fronteira se apresentando no início do Calçadão, às 17h, com mostra das atividades desenvolvidas durante o ano letivo. No dia do aniversário da cidade, quarta (29), haverá quatro apresentações, começando com o duo violão e sax de Bruno Py e Eduardo Zavarizi, na inauguração do Anfiteatro Josemar Alves Coutinho, nome do saudoso Lurufe, em instalação na Praça Antônio Alvarez Parada, Praia de Imbetiba, às 9h. No mesmo local, a Cia Chirulico participará da festa com diversas atividades de animação infantil, com início ao meio-dia.

Mais tarde, às 16h, será a vez da Orquestra Popular de Macaé (OPM) dar um toque especial com o melhor da música brasileira para abrilhantar a abertura de inauguração do novo HPM – Hospital Público Municipal. A orquestra é formada por músicos professores e alunos da Emart. No dia 30, às 15h30, haverá Oficina de Artes Plásticas na Praça Washington Luiz (em frente à Emart) com o professor Vagner, dedicada a quem gosta de pincéis e telas.

O evento festivo retornará à Praça das Artes, dia 31, com os alunos do curso técnico de música da Emart que mostrarão o que praticam com desenvoltura na escola, num encontro marcado com o público às 17h30. Levando diversão à garotada, o mestre Fantoche, Raul Lavourt, fará exibição no Anfiteatro Josemar Alves Coutinho, no dia 1º de agosto, às 10h. O término da comemoração será no distrito de Glicério, também no dia 1º, às 19h, com apresentação da peça teatral com temática ambiental do projeto ecológico Rio Esperança, da Associação de Preservação ao Patrimônio Ambiental e Cultural Tororó Sana.

Confira abaixo uma lista de mais atrações para o aniversário da cidade:

- Apresentação do Grupo de Chorinho da Emart - dia 27 de Julho, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) promove o Chorinho da Emart, com única apresentação, às 18h30 na Praça das Artes, na Fundação Macaé de Cultura. O Grupo de Choro da EMART é uma atividade do curso Prática de Grupo voltada para o repertório popular. O objetivo é aprimorar o vocabulário musical dos alunos e promover a vivência e experiência musicais com utilização do cavaquinho, percussão, canto e violão.

- Apresentação de Capoeira do Polo Cultural da Fronteira - Os alunos do Polo Cultural Fronteira se apresentarão com roda de capoeira no início do Calçadão, no dia 28, às 17h, com amostra das atividades desenvolvidas durante o ano letivo.

Oficina aberta de artes plásticas : No dia 30, às 15h30, haverá Oficina de Artes Plásticas na Praça Washington Luiz (em frente à EMART) com o professor Vagner, dedicada a quem gosta de pincéis e telas.

Apresentação dos Alunos da Emart: O evento festivo retornará à Praça das Artes, dia 31, com os alunos do curso técnico de música da EMART que irão mostrar o que praticam com desenvoltura na escola, num encontro marcado com o público às 17h30.