Festival de Jazz e Blues de Macaé promete surpreender o público de 11 a 13 de julho
A terceira edição do Festival de Jazz e Blues de Macaé vai acontecer com acesso gratuito do público ao espaço dos shows, no Beco das Artes, Lagoa de Imboassica. O Festival será aberto com o show de Bidu Souls, no dia 11 (quinta-feira), às 21h. No dia 12 (sexta-feira), será a vez de Ana Clemesha, às 21h, e de Lil’ Jimmy Reed (Usa) & Bruno Marques Band, às 23h. Já no dia 13 (sábado), Indiana Nomma se apresenta às 21h. O show de Fred Sunwalk, às 23h, fechará o evento. O Festival conta com o apoio institucional da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, e faz parte do Calendário de Eventos do município.
A primeira noite traz a cantora Bidu Souls, considerada uma revelação do Blues. Ela fará releituras de grandes nomes, como BB King, Koko Taylor, Etta James, Howlin Wolf, Junior Wells, entre outros. Sua banda é formada por músicos renomados da região do Vale do Paraíba, com influências das mais diversas vozes e timbres do Blues, Soul e R&B.
No dia 12, Ana Clemesha, uma das vozes de destaque da nova geração do blues brasileiro, abrirá a noite. Em São Paulo, ela assumiu os vocais da banda de Lancaster, em 2022, e tem participado de vários festivais, como os de Rio das Ostras, Búzios, Paraty e Ibitipoca. Em seguida, Lil’ Jimmy Reed, uma personificação viva da tradição do blues da Louisiana-EUA, se apresenta com Bruno Marques Band. O guitarrista Bruno Marques é idealizador do projeto Rota do Blues e promove intercâmbio e troca de informações musicais entre os artistas internacionais e mineiros.
O dia 13 terá a presença de Indiana Nomma, de voz e interpretação marcantes. Ela é nascida em Honduras e filha de pai baiano e mãe gaúcha. Indiana soube aproveitar esta mistura cultural, aprimorada por estudo de canto erudito e piano. Já Fred Sunwalk é um dos principais nomes do Blues Rock brasileiro. Com 23 anos de carreira e sete álbuns lançados, ele se participa dos maiores festivais de Blues e Jazz do Brasil, dos Estados Unidos e de países europeus, acompanhando artistas internacionais.
O Festival de Jazz e Blues de Macaé é realizado pela AWT Produções com a colaboração da Prefeitura de Macaé, do Beco das Artes e da Oscip Usina de Fomento Cultural. Suas edições anteriores aconteceram em 2022 e 2023 com sucesso de público.