logo

Audiência pública da Saúde acontece nesta quinta

30/08/2006 17:35:40 - Jornalista: Simone Noronha

Pela primeira vez os profissionais da saúde e a sociedade de Macaé estarão reunidos no plenário da Câmara Municipal, para participar da I Audiência Pública que discutirá o capítulo da Saúde. O encontro acontece nesta quinta-feira (31), às 19h. As discussões fazem parte do processo de Revisão da Lei Orgânica do Município (LOM).

Estão confirmadas as presenças do secretário municipal de Saúde, Fernando Diogo – que compareceu as duas reuniões preparatórias da audiência –, o diretor-presidente do Hospital Pública Municipal, Aloísio dos Santos Junior, o presidente do legislativo macaense, Eduardo Cardoso, entre outras autoridades.

Caberá ao médico pediatra Newton José abrir a audiência pública. Na ocasião ele irá expor por dez minutos o tema “Visão histórica da saúde em Macaé”. Logo em seguida caberá aos debatedores apresentarem ao público os assuntos da atenção primária, secundária e terciária.

“Ao final de cada bloco, que contará com dois a três palestrantes, será a aberta à discussão para o público que poderá fazer perguntas, discordar ou apresentar sugestões”, explicou Deyse Frota, uma das organizadoras da audiência pública.

De acordo com a organizadora está prevista outra audiência desse segmento para o dia 28 de setembro. Deyse alegou que como esse capítulo da Lei Orgânica é bastante extenso, houve a necessidade de fazer uma outra discussão.

Estarão presentes na audiência pública os seguintes debatedores: as médicas Ana Cristina Machado - Coordenadora do PSF - e Laila Nunes, Coordenadora da Saúde Coletiva. As duas falarão dentro do bloco do atendimento primário. Os médicos Lenise Mendonça – Setor de projetos da Saúde Coletiva - Paulo Seady – Coordenador do Programa Saúde Bucal e Ana Lúcia Jardim da Saúde do Idoso e Saúde Mental estarão incluídos no segundo bloco de discussões dedicado a atendimento secundário. Foram designados para falar do atendimento terciário o diretor do Hospital Público Municipal, o médico Aloísio dos Santos Júnior; Leandro Matos Soares, médico da Casa de Caridade e Luciene de Aguiar enfermeira e assessora do vice-prefeito, Carlos Augusto de Paula.