Audiência Pública discute Orçamento Participativo

29/10/2015 17:26:00 - Jornalista: Guga Malheiros

Na terça-feira (27), uma audiência pública esclareceu o uso e remanejamento de receitas do Orçamento Participativo (OP). Gestores das secretarias de Planejamento, Gestão Estratégica, Obras e de Governo estiveram presentes na reunião. O objetivo foi explicar o direcionamento de verbas para obras no município. O encontro aconteceu no Palácio Natálio Salvador Antunes, das 19h30 às 21h30, atendendo requerimento da Casa.

Os delegados do OP das localidades Glicério, Cajueiros, Altos dos Cajueiros, Jardim Esperança, Córrego do Ouro, Jardim Santo Antônio, Morro do Lazaredo, estiveram na plenária. O público foi composto por cidadãos de diversos bairros.

O secretário de Planejamento, José Manuel, informou que o valor remanejado buscou atender outras demandas prioritárias da cidade, em período de recessão econômica. A coordenadora do Orçamento Participativo, Cláudia Tenório, informou que o relatório das demandas do OP está disponível no Portal da Transparência, no site da prefeitura: http://www.macae.rj.gov.br/conteudo/leitura/titulo/orcamento-participativo.

Complementando o uso das receitas do OP, a consultora técnica da Secretaria Adjunta de Gestão Estratégica, Deise Frota, esclareceu que, conforme votado e em concordância de todos os delegados, uma unidade escolar municipal está sendo construída, no Condomínio Garden, próximo ao Jardim Franco.

A secretária adjunta de Gestão Estratégia, Frances Barbosa Martins ressaltou que está disponível para atender as demandas da população.

Orçamento Participativo: é uma ação conjunta entre governo e sociedade, em que a população discute e decide sobre o destino de uma parte dos investimentos públicos, em obras e/ou serviços. O objetivo é promover cidadania, educação e fortalecer o processo da participação popular e organização da sociedade.