logo

Auditores do Inmetro fazem inspeção técnica no IMMT

28/10/2005 17:38:05 - Jornalista: Sérgio Lopes

Equipe de auditores do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) realizou uma auditoria técnica nos laboratórios do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). A diretoria está finalizando os preparativos, visando ter o laboratório de calibração de grandezas Elétricas, acreditado (credenciado) junto a Rede Brasileira de Calibração (RBC).

“Dentro de alguns dias estaremos cumprindo as exigências feitas pelos auditores. O Instituto recebendo a acreditação RBC no laboratório de Elétrica, deve ocorrer aumento de 30% nos serviços, atingindo nossa meta antes do final do ano”, disse Luiz Guilherme de Matos, diretor financeiro. Segundo ele, havia uma meta de acreditar três laboratórios (Elétrica, Dimensional e Audiometria) até dezembro deste ano.

O serviço de auditoria foi realizado por profissionais habilitado pelo Inmetro, os quais permaneceram por três dias na sede do instituto, avaliando todo o sistema da qualidade, controle dos pedidos de clientes, os procedimentos de calibração, as planilhas de cálculo de incerteza de medição e toda documentação necessária para a manutenção do sistema de medição. “Também acompanharam a calibração desenvolvida pelos nossos técnicos”, completou João Carlos Sant’Anna, gerente técnico.

De acordo com Luiz Guilherme objetivo da auditoria é reavaliar os procedimentos técnicos e o sistema de qualidade desenvolvido pelo instituto. No mês de novembro já está marcada auditoria nos laboratórios dimensional e audiometria. “Com isso atingiremos resultados bem expressivos nos serviços de calibração de instrumentos”, garante.

“Estamos dando continuidade ao trabalho de fornecer às empresas de Macaé e região, a estrutura de serviços na área de calibração de instrumentos de medição, dentro dos níveis de qualidade estabelecidos pelo Inmetro”, declarou João Sant’Anna.

Para João Sant’Anna, a acreditação do laboratório de Elétrica representará o aumento, dentro do município, das atividades com a confiabilidade metrológica oferecida pelo Instituto Nacional junto a Rede Brasileira de Calibração, confirmando os objetivos da secretaria de Ciência e Tecnologia de disponibilizar no município e na região serviços credenciados pelo INMETRO. “É importante ressaltar que para as atividades de medidas elétricas, as empresas poderão dispor desses serviços dentro do município, eliminando a necessidade de se deslocar para o Rio de Janeiro, São Paulo ou outros estados”, garante ele.

O Laboratório de Grandezas Elétricas (LABEL) será o segundo a ser avaliado pelo Instituto Nacional de Metrologia, já que o mesmo aconteceu com o Laboratório de Pressão (LABPRE) auditado pela primeira vez em julho do ano passado. “Esta auditoria é fundamental para sabermos se nossos laboratórios continuam mantendo os níveis de qualidade exigidos pelos sistemas metrológicos para laboratórios de calibração”, ressalta o gerente.