Aula inaugural de pós-graduação reúne profissionais de diversas áreas

Apr 10, 2006 11:13:39 AM - Jornalista: Alexandre Bordalo

Devido ao grande crescimento de Macaé e à necessidade de qualificação da mão de obra local, a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e o Instituto A Vez do Mestre, da Universidade Cândido Mendes (Ucam), realizaram, nesta sábado (dia 8), no auditório do Hotel Crystal, a aula inaugural dos cursos de pós-graduação em Comunicação Empresarial e em Pedagogia Empresarial

Os cursos reúnem 100 profissionais da região, entre jornalistas, publicitários, assessores de comunicação, de imprensa, pedagogos, educadores e outros. As aulas de pós terão início no dia seis de maio e serão ministradas por mestres e doutores da Ucam. Quem deu a aula inaugural foi o professor Fernando Arduini, diretor do Instituto A Vez do Mestre – Ucam.

Ele disse que a Universidade Candido Mendes vem desenvolvendo o programa "A Vez do Mestre", na área de pós-graduação lato-sensu, desde de junho de 1996, com o intuito de oferecer aos professores e profissionais de diferentes áreas, formação especializada, através de um ensino de qualidade atento às demandas do mercado e às transformações que o mundo globalizado vem sofrendo. “Apenas 2% da população brasileira chegam a fazer pós”, frisou Arduini.

Segundo informou, os cursos de especialização são oferecidos nas áreas sócio-educacional e empresarial, na modalidade presencial e à distância, sendo de responsabilidade geral da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Candido Mendes , no Rio de Janeiro.

Em 1996, o curso foi iniciado com 271 alunos. Atualmente, o Programa A Vez do Mestre” e a Ucam apresentam aumento expressivo quanto ao número de alunos matriculados e dos que já concluíram o curso. Nestes 5 anos, o Programa já formou mais de 8.000 especialistas na modalidade de ensino presencial.

Com o lançamento, em janeiro de 2001, do Programa "A Vez do Mestre", nas modalidades de ensino à distância, o Programa já conta com mais de 6.000 alunos oriundos de todas as regiões brasileiras (2/3 do país), em atividade através de suas bases regionais.

O curso de pós-graduação em Pedagogia Empresarial é direcionado a pedagogos, psicólogos, administradores, gestores estratégicos e outros profissionais que desejam ampliar sua visão de aprendizagem nas organizações. Assim, haverá conhecimentos, além de desenvolvimento de habilidades e competências educacionais para gestão de recursos humanos, em um ambiente organizacional em constante mudança.

Já a pós em Comunicação Empresarial tem a meta de capacitar profissionais de diversas áreas a usarem a comunicação para divulgar seus produtos, serviços e posturas, através de ferramentas de gestão e técnicas de marketing, objetivando um diálogo amigável com seus clientes.