logo

Aula sobre o uso do Flash atrai os alunos do Zoom Social

30/04/2008 15:46:11 - Jornalista: Jorge Vicente

Aliando a função social da fotografia ao longo da história aos conhecimentos técnicos do equipamento utilizado, os alunos do curso promovido pela Prefeitura de Macaé descobriram que o flash eletrônico tem a mesma capacidade de iluminação de um raio de sol ao meio-dia, funcionando em total sincronismo com a câmera fotográfica. Além disso, perceberam que ele pode ser utilizado em ambientes internos, bem como para produzir efeitos em fotos ao ar livre.

Com objetivo de registrar a realidade subumana em que viviam os imigrantes na cidade americana de Nova York, o fotógrafo Jacob Riis criou o flash fotográfico em 1880, que no início era um mecanismo que funcionava a partir da mistura de pó de magnésio, cloreto de potássio e sulfito de antimônio, a junção desses elementos químicos geravam um clarão que iluminava a cena a ser fotografada. Riis publicou em 1890 o livro: “Como vive a outra metade” o qual causou um enorme impacto na sociedade americana no final do século XIX.

- Espero também um dia utilizar a fotografia para denunciar a realidade e melhorar a vida das pessoas, afirma Gleycy Correia da Silva, 13 anos, aluna da escola Ancyra Pimentel após ouvir a história da invenção do flash fotográfico.

Além da história, os alunos conheceram diferentes tipos de equipamentos, desde os mais complexos utilizados em estúdios como os mais simples presentes em câmeras compactas, servem tanto para iluminar a cena como podem provocar defeitos como os “olhos vermelhos” em fotos de pessoas, para tanto os alunos descobriram que existem diversas técnicas de uso do flash para um melhor resultado, tanto na fotografia digital como na convencional ele se torna primordial, seja como luz principal ou apenas como fonte auxiliar.

A aprendizagem da técnica relacionada ao compromisso social da profissão de fotógrafo é objetivo do curso, que é desenvolvido pela secretaria executiva de Comunicação Social, com apoio das secretarias especiais de Educação e de Desenvolvimento Social e Humano, o Zoom Social conta também com o apoio do Fundo Municipal de Assistência Social e das secretarias executivas de Ciência e Tecnologia e de Trabalho e Renda.