As aulas de desenho começaram a todo o vapor. Desde o mês passado, 28 alunos - crianças e adolescentes - aprendem gratuitamente diversas técnicas com o professor Ilzimar Bandeira Rodrigues. Paisagens, retratos artísticos, caricaturas, histórias em quadrinho e publicidade são ensinados aos aprendizes. Para o professor, o objetivo do curso é oferecer oportunidades de aperfeiçoamento para que os jovens desenvolvam esta arte.
Para os interessados ainda há 20 vagas disponíveis. As aulas acontecem em todos os dias da semana, nos horários de 9h às 10h30 e de 14h às 15h30. O curso se realiza no quinto andar do prédio do Centro Macaé de Cultura nas primeiras quinzenas de cada mês.
No final do curso, em dezembro, são entregues aos alunos certificados. O espaço onde ocorrem as aulas é amplo, acontecendo a utilização de diversos materiais de apoio, por exemplo, TV, DVD, computador, cavaletes e outros. “Desde 1981, ministro aulas de desenho pela prefeitura”, avisa Ilzimar. Só na Fundação Macaé de Cultura ele trabalha há oito anos.
No terceiro andar do Centro Macaé de Cultura, onde funciona o Conservatório Macaé de Música, os alunos de desenho do ano passado mantém uma exposição de 15 quadros, intitulada “Volan, o Matador de Vampiras. “São desenhos e fotos, em uma montagem realizada no final de 2005”, explica.
Nestes trabalhos, cinco modelos fazem expressão facial e corporal, devidamente fotografadas. Na mesma superfície do material fotográfico, há desenhos retratando ambiente medieval – castelos, cavalos, espadas e outros. “Tudo isso mostra nosso trabalho artístico, nossa criatividade, quando os alunos apresentam o resultado de talento e dedicação”, destaca.
As aulas de desenho estão vinculadas à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura. No final de 2005, as turmas de desenho produziram DVDs, mostrando desenhos, fotos e outros trabalhos artísticos, através da história “Volan, O Matador de Vampiras”, uma vez que estes quadros expostos são uma seqüência de fatos, formando narração.