A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro de Santana promoveu na tarde desta sexta-feira (21) a programação do Outubro Rosa para moradores do bairro e população em geral. O objetivo foi destacar a promoção e prevenção da saúde. Durante a programação, foi lançado o atendimento da auriculoterapia, prática integrativa e complementar de saúde direcionada a adolescentes e adultos.
Outras atividades realizadas foram as práticas de cromoterapia, aromaterapia e massoterapia, ministradas por voluntárias, além de palestra com a ginecologista Yohanna Vilela, que abordou a temática “Câncer de mama, colo de útero e cuidados com a saúde da mulher”.
Além disso, universitários do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá informaram sobre exames clínicos de mama e também trataram de pedidos para realização da mamografia na rede municipal de saúde. Também foram distribuídos brindes, lanche festivo e laços alusivos à campanha, além de entrega de materiais específicos.
De acordo com a enfermeira obstetra e coordenadora de Promoção da Saúde, Juliana Nunes, o objetivo do Outubro Rosa na unidade é levar promoção da saúde. “O cuidado é essencial. Quando é diagnosticado o câncer de mama logo no início, a chance de cura é maior. A mulher tem múltiplas funções, mas a orientação é que a nossa UBS não seja apenas procurada para consultas, mas para práticas integrativas. O próximo passo é a realização de futuras atividades como Farmácia Viva e Biodança”, ressalta.
A programação foi elogiada pelas mulheres. Entre elas estavam Lúcia da Silva e Maria Augusta dos Santos. “É muito importante cuidar da saúde e fazer exame de mama. Sempre estamos por aqui. Amamos a programação” comentaram.
Satisfeitas, as voluntárias Lúcia Teles (cromoterapia), Selma Rangel (massoterapia e auriculoterapia) e Melina Leal (auriculoterapia) se emocionaram. “É muito bom trabalhar com estas terapias", pontuam.
As práticas animaram as primeiras atendidas. A enfermeira Ivila Barreto, por exemplo, participou da massoterapia e aromaterapia. Já Jaqueline da Silva foi a primeira a fazer parte da auriculoterapia. “Tenho 45 anos e gostei muito. Fiquei relaxada e percebi que este atendimento é muito importante para a saúde. O melhor é que vai fazer parte da UBS”, contou.
Acompanhada dos quatro filhos, Júlia Canema disse que fez questão de estar na programação. “Hoje é um dia que as mulheres devem sair de casa, sim. Meus filhos e eu sempre recebemos atendimentos maravilhosos aqui”, falou.
Durante o “Outubro Rosa” também foram entregues sabonetes íntimos e brindes com composto de Morosil, pela Botica De Rossi Farmácia De Manipulação, que apoiou o evento.
Unidade - A marcação de consulta para a UBS Morro de Santana acontece todas às segundas, às 14h. Basta levar CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O espaço oferece atendimento de pediatria, ginecologia, clínica geral, pré-natal, coleta de procedimentos, vacinação e auriculoterapia. A unidade funciona na Rua Leopoldina Neves Pinheiro, s/nº, Morro de Santana.