logo

Auto de Natal: apresentações terminam neste domingo

19/12/2009 11:41:38 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

Com um figurino belíssimo, leve e muito expressivo, os atores e os bailarinos deram um show de interpretação

O sol se pondo, as pessoas vinham chegando, se acomodando, as luzes começavam a ser acesas e de repente um lindo espetáculo se iniciava: o “Nascimento de Jesus”. A estréia do Auto de Natal na Praça Aristóteles Miranda de Mello, na Praia de Imbetiba, foi um sucesso. Ainda dá tempo de conferir o espetáculo, que fica em cartaz até este domingo (20), a partir das 20h.

Mesmo com o espaço lotado, no instante em que Maria e José, interpretados pelos atores Érica Mendes e Aldebarã Bastos, entram em cena, o silêncio paira. Uma leve brisa começa a soprar e o público a se encantar não só pela mensagem, mas também pela expressão que a cada cena mostrava que um mistério estava a ser revelado.

Com um figurino belíssimo, leve e muito expressivo, os atores e os bailarinos deram um show de interpretação, embalados por uma iluminação e uma sonoplastia perfeita. O anjo Gabriel, encenado por Márcio Pena, que é o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, o transmissor das boas novas, ao entrar e anunciar a Maria que ela foi escolhida para conceber o filho de Deus, pela sua fé, foi um momento forte e de muita reflexão, como relatou a emocionada Rosangêla, moradora do centro da cidade: “Esta passagem faz todos nós refletirmos aquilo que Deus nos fala todos os dias: Nunca perca a sua fé”.

Interpretado por Fabrício Bitencourt, o arcanjo São Miguel, o anjo protetor, demonstrou fortemente a força do bem diante da interpretação impecável de Ademir Martins como Heródes e seu exército perseguindo Maria e José. Foi uma movimentação cênica muito expressiva e uma coreografia marcante. Para fortalecer a saúde e assegurar o nascimento de Jesus a Maria, vem o arcanjo Rafael, representado por Cadú Ângelo, guardião da saúde.

E é chegada a hora. Nasce o Criador do Mundo, que com uma versão nada tradicional, mas muito mais profunda e intensa, recebe aprovação geral do público que se emociona e aplaude intensamente, recebendo elogios do pastor Maicon de Melo da Igreja Batista, que fez questão de parabenizar a Fundação e conhecer pessoalmente o autor do texto, Márcio Gonçalves.

Ao encontrá-lo ele comenta: “Nunca tinha visto uma interpretação tão clara e intensa. Minha nota é dez, principalmente da maneira de como o Jesus foi representado. Ele é a luz que nos ilumina, é o farol que abre os caminhos para os seres humanos seguirem seus passos. Foi fantástico, parabéns”.
Confira algumas opiniões sobre a peça:

“... meu pai sempre diz que Jesus é que ilumina a nossa vida, eu não entendia muito bem, porque sempre achava que ele era uma criança. Hoje eu entendi”. Rafaela, de 7 anos

“...saiu do tradicional, da fantasia e trouxe um espetáculo muito real”. José Luiz, morador do centro da cidade

“... ressalta a importância do relacionamento, do amor entre os homens, foi muito lindo. Eu adorei tudo.” Jaciara dos Santos, moradora do Alto dos Cajueiros