Foi realizada mais uma reunião entre auxiliares de serviços gerais das escolas da rede municipal de ensino de Macaé com o secretário de Educação, Guto Garcia. Na última segunda-feira (5), o encontro foi com os representantes das unidades da região serrana, no Colégio Municipal do Sana (Setor Cinza), no distrito do Sana. Na ocasião, os motoristas responsáveis pelas rotas da Serra também participaram. O objetivo dos encontros é apresentar a estrutura da secretaria a estes profissionais, discutir questões pertinentes ao cargo que ocupam e ouvir suas demandas.
— O objetivo é conversar sobre a estrutura educacional para que tenham uma visão geral da educação no município, já que eles fazem parte de tudo isso. E o Sana é um caso atípico, onde, além de auxiliares, nos reunimos com motoristas e merendeiras para tratar de todos os assuntos pertinentes a profissão de cada um — afirma o secretário de Educação, Guto Garcia.
Durante a conversa, os auxiliares de serviços gerais receberam informações relacionadas a toda a estrutura de ensino fundamental, superior e profissionalizante, convocação de concursados, dentre outros. O secretário ainda aproveitou para falar sobre o futuro concurso público para preenchimento de cargos da Prefeitura Municipal e lembrou que as inscrições para os cursos preparatórios de Português, Matemática e Lei Orgânica, com foco no concurso também estão sendo realizadas na serra.
— Talvez este seja um momento único para que todos possam fazer um concurso e passar. Mas é importante que todos estejam preparados para fazer esta prova, porque não tem mágica: quem estuda passa, quem não estuda, não passa. Nosso objetivo é democratizar o acesso às oportunidades, só que é preciso dedicação. Em Macaé, em apenas três dias de inscrição, as 3.200 vagas foram preenchidas e equipes do CETEP estão auxiliando nas inscrições que estão sendo feitas nas escolas da serra — diz.
Dentre os assuntos tratados com os motoristas, estiveram em pauta a licitação das rotas, licitação pública dos prestadores de serviço e o cronograma de pagamentos dos motoristas. “Todos os contratos das Kombis serão passarão por licitação pública. Estamos preparando tudo este ano e para que todas rotas sejam licitadas, com os motoristas trabalhando regularizados. E quem quiser poderá participar de todo o processo”, afirma.
O motorista Anderson Tatagiba considerou a reunião bastante positiva. “A vinda do secretário para esta reunião foi bastante positiva, já que assim podemos estar a par do que está acontecendo e tirar as nossas dúvidas”, acredita.
As reuniões se iniciaram pelo Setor Azul, no dia 11 de agosto, na Escola Municipalizada Jacyra Tavares Duval. No mesmo dia, outros encontros foram realizados no Setor Marrom, no Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo e no Colégio municipal Engenho da Praia, além do Setor Lilás, no Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim e na Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola.
Já no dia 12 de agosto, foi a vez do Setor Verde, no Colégio Municipal Botafogo e Colégio Municipal Aroeira, do Setor Vermelho, no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão e do Setor Amarelo, no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. A primeira reunião com funcionários das unidades da região serrana aconteceu no dia 26 de agosto, no Colégio Municipal Pedro Adami (Setor Laranja), em Córrego do Ouro.