logo

Avenida Industrial: via está quase pronta

25/06/2009 15:53:14 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Rpbson Maia

Aberta para desafogar o trânsito pesado do centro da cidade, obras na Avenida Industrial estão perto da conclusão

Faltam apenas cerca de 500 metros para completar a abertura da Avenida Industrial, via de tráfego que a prefeitura de Macaé está construindo para desafogar o trânsito na Barra de Macaé e centro da cidade. Além disso, a Avenida Industrial, que faz parte do anel viário do município, vai unir a Linha Azul à Rodovia Amaral Peixoto, nas proximidades do Lagomar e Cabiúnas.

De acordo com o prefeito Riverton Mussi, o principal objetivo da Avenida Industrial é a redução do tráfego de veículos pesados no Centro de Macaé. “Com a nova via, vamos desafogar o trânsito na ponte Ivan Mudin, enquanto ela não é duplicada, e ampliar o arco viário da cidade”, ressaltou o prefeito, lembrando que a duplicação da ponte Ivan Mundin, na Barra de Macaé, está em negociação junto ao governador Sérgio Cabral.

Segundo o engenheiro Janilson Lacerda, da secretaria de Obras Públicas (Semop), cerca de 300 metros da via já estão prontos para receber o asfaltamento. As obras prosseguem, com abertura das pistas e obras de drenagem, nos 500 metros restantes.

As obras na avenida, com duas pistas de 10 metros cada e com canteiro central, foram realizadas em três fases. A primeira fase, que vai da rotatória da Linha Azul até o final do bairro Jardim Franco, já foi concluída em 2008. A segunda fase, cujas obras acontecem agora, começa no final do Jardim Franco e vai até o início da Amaral Peixoto, em Cabiúnas. A terceira fase das obras incluem a construção de um viaduto, que vai passar sob a Rodovia Amaral Peixoto, e a construção de rotatórias e pontes.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, disse que é objetivo da prefeitura concluir para inaugurar nas festividades do aniversário da cidade, no final de julho, pelo menos uma pista da via até a Rodovia Amaral Peixoto.

- Com isso, o trânsito da Barra de Macaé, ponte Ivan Mundin e centro da cidade já vai melhorar, principalmente na hora do rush, pois os motoristas já poderão passar pela Avenida Industrial para chegar ao outro lado da cidade, sem passar pelo centro, colocou Tadeu Campos.

A Avenida Industrial começa na Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), na Ajuda, e termina no trevo da Rodovia Amaral Peixoto, no Lagomar. Na Ajuda, será construído um trevo e no encontro da Avenida Industrial com a Rodovia Amaral Peixoto, em Cabiúnas, será construído o viaduto que vai facilitar o acesso à via, sem que o motorista precise cruzar a Rodovia Amaral Peixoto.

A Avenida Industrial, com 3.800 metros, conta com rede de escoamento de águas pluviais, com manilhas de 1.000 a 1.200 milímetros. A prefeitura investe R$ 25 milhões nessa obra. A avenida, com 20 metros de pista dupla, receberá iluminação entre as duas pistas e a construção segue os moldes da Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), pois está sendo preparada para absorver o tráfego pesado de carretas que, hoje, cruzam o centro da cidade. A via terá estrutura para 45 toneladas, que é padrão do DER.

O uso da avenida vai diminuir o tráfego de veículos pesados, que vêm de municípios do Norte Fluminense e Estado do Espírito Santo, no centro da cidade. Entre outros benefícios, a avenida ligará o bairro Ajuda com o entroncamento da RJ-106, na altura do Lagomar e Cabiúnas e, do outro lado, ligará o a Ajuda à Rodovia Lacerda Agostinho.

A Avenida Industrial está valorizando a região por onde ela passa. Ao longo da via já surgem vários loteamentos. Interligando regiões distantes da cidade, essa nova via de tráfego vai melhorar o fluxo do trânsito em áreas que hoje apresentam problemas.