logo

Bairro Cidadão do Visconde de Araújo supera expectativas

22/11/2005 09:46:58 - Jornalista: Marilene Carvalho

A comunidade do Visconde de Araújo e dos bairros adjacentes compareceu maciçamente ao Bairro Cidadão, promovido sábado, dia 19, das 9h às 17h, na praça Carlos Alberto de Souza, em frente à Igreja Santo Antônio. O número de atendimentos superou o da primeira edição realizada este ano, na localidade da Fronteira, onde foram atendidas cerca de 14.500 pessoas. Coordenado pelo Programa Macaé Cidadão, o evento totalizou 19.786 atendimentos nas diferentes áreas da administração municipal.

Na parte da manhã, o prefeito Riverton Mussi esteve no Bairro Cidadão e conversou com diversos munícipes. Ele anotou pessoalmente os pedidos e respondeu dúvidas dos moradores sobre obras que precisam ser executadas no Visconde e bairro vizinhos, como sistema de drenagem de águas pluviais. O objetivo do evento é aproximar cidadão e equipe de governo, visando atender as necessidades imediatas, facilitando o acesso aos principais serviços desenvolvidos pela prefeitura, além de promover a integração social. “Estamos trazendo também algumas instituições da sociedade civil para contribuir com esta ação, convidamos todas, mas nem todas puderam estar presentes”, explica a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, comemorando a receptividade ao projeto.

Além das secretarias, fundações e coordenadorias municipais, os estandes foram ocupados por instituições como o Forte Marechal Hermes, Senac, Sesi e Câmara de Diretores Lojistas. O setor privado também marcou participação através de empresas como o Instituto Embeleze, e a Ampla, que foi prestar esclarecimentos à população. Durante o Bairro Cidadão, os moradores puderam ter acesso a diversas atividades, entre elas, a emissão de documentos (carteira de trabalho, carteira de identidade, certidão de nascimento e CPF). A Escola de Qualificação para o Trabalho, vinculada à Secretaria de Educação, levou ao Bairro Cidadão serviços como corte de cabelo, manicura e depilação, mantendo os estandes ocupados durante todo o evento.

O público teve oportunidade também de se inscrever no cadastro de empregos, e conhecer os diferentes serviços prestados pelo setor público municipal. Na área de saúde, que engloba o maior número de atividades, os moradores tiveram acesso a informações sobre prevenção de doenças, saúde bucal, fisioterapia e outras atividades de interesse público, disponibilizadas à população. A Fundação Macaé de Cultura e a Secretaria de Esporte e Lazer ofereceram entretenimento através de atividades como teatro de fantoche, esquetes, oficinas de arte, pintura artística de rosto, jogos de pingue-pongue e de botão, camas elásticas e outras brincadeiras.