Bairro Cidadão mobiliza Malvinas

24/10/2011 09:47:01 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Ana Chaffin

Nem mesmo a chuva atrapalhou o evento, que registrou mais de sete mil atendimentos.

Nem mesmo a chuva fina que caiu durante todo o sábado (22), atrapalhou o Bairro Cidadão, evento realizado pela Prefeitura de Macaé. Ao todo, foram feitos 7.129 atendimentos entre os diferentes serviços oferecidos pelas secretarias, órgãos municipais e entidades parceiras. Os serviços mais procurados pela comunidade foram emissão de documentos, corte de cabelo e orientação jurídica.

- Ficamos muito felizes com o resultado desta edição do Bairro Cidadão. O dia estava muito chuvoso, mas mesmo assim a comunidade das Malvinas e bairros vizinhos compareceu e aproveitou bem os serviços oferecidos, comentou a coordenadora do programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, responsável pelo evento.

Representando o prefeito Riverton Mussi no evento, o coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, lembrou que ao longo dos anos, o objetivo do evento está sendo atingido: aproximar o poder público das comunidades mais carentes.

- O Bairro Cidadão é um ótimo instrumento para isso, mas agora a Prefeitura está oferecendo a toda a população uma maneira de participar mais ativamente das decisões do município. É o Orçamento Participativo, que já está entrando em sua segunda edição. Toda a comunidade está sendo convidada a participar e dar sua opinião sobre como devem ser aplicados parte dos recursos do município. Para atender às demandas da comunidade, foram reservados 5% do orçamento, comentou Romulo.

Também presente ao evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Nilmara Valadares, destacou a importância do evento para as comunidades mais afastadas da área central da cidade. “É a oportunidade que esses moradores têm para conhecer melhor os serviços oferecidos pela prefeitura”, afirmou.

O presidente da Associação de Moradores das Malvinas, Wellington da Silva de Souza, o Juvenal, ressaltou a importância do Bairro Cidadão e aproveitou a oportunidade para solicitar algumas melhorias para o bairro, através da Ouvidoria Geral da Prefeitura, também presente no evento.

O projeto foi realizado no campo de futebol do Complexo Poliesportivo do bairro. Entre os destaques, estava a Tenda Cultural, com apresentações de grupos de dança, teatro, música e contação de histórias. Agentes de trânsito orientaram o trânsito no entorno do local, evitando transtornos no deslocamento dos envolvidos com as atividades.


Fotos Relacionadas