A coordenadoria do Programa Macaé Cidadão registrou 22.424 atendimentos no Bairro Cidadão realizado na Nova Brasília, na Barra de Macaé, no último sábado (1º). O evento reuniu 49 órgãos e entidades públicas que mostraram seus projetos e ofereceram diversos serviços gratuitos à população. O objetivo do Bairro Cidadão é aproximar e facilitar o acesso dos moradores à prefeitura de Macaé.
Realizado periodicamente em diversos setores do município, o Bairro Cidadão atende à população, oferecendo inúmeros serviços. Cortes de cabelo, manicure, depilação, entre outros, são alguns dos atendimentos direcionados aos moradores durante o evento. A secretaria Especial de Saúde possibilita o acesso a diversos projetos desenvolvidos pelo município. Entre eles estão o veículo – Expresso Saúde – com dois consultórios voltados à prevenção de problemas bucais, com aplicação de flúor para população.
Um dos serviços mais procurados durante o Bairro Cidadão é em relação à emissão de documentos. A secretaria Executiva de Trabalho e Renda registrou 850 atendimentos durante o evento. Foram emitidas 160 carteiras de trabalho, sendo 114 primeiras vias. A secretaria também fez o encaminhamento de 35 pessoas para possíveis vagas de emprego, além de oferecer informações sobre o mercado de trabalho, profissões que mais contratam em Macaé e o que as empresas exigem para contratação.
As crianças também tiveram seu espaço garantido no Bairro Cidadão. Na tenda do Saber foram realizadas apresentações artísticas e culturais. Na quadra da localidade, a secretaria Executiva de Esporte e Lazer e a Fundação de Esporte desenvolveram diversas modalidades esportivas voltadas aos jovens que compareceram ao evento.
- Ações como essa aproximam a prefeitura da população, facilitando o acesso a inúmeros serviços que são oferecidos pelo governo municipal - destacou Amélia Guedes, coordenadora do Programa Macaé Cidadão.