Promover a aproximação do governo municipal, levando cidadania para a população. Esse é o principal papel do Bairro Cidadão, da prefeitura, que foi realizado neste sábado (19), no bairro dos Cajueiros. O evento atraiu a população que participou das inúmeras atividades nas tendas montadas pela prefeitura. A primeira dama do município, Márcia Moraes, representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, no Bairro Cidadão.
- O prefeito não mediu esforços para atender a Associação de Moradores para trazer esse evento aqui hoje. O objetivo principal é levar os serviços da prefeitura e das instituições presentes até a população. Esse evento está superando as expectativas, na medida em que está ultrapassando o número de pessoas que esperávamos receber, destacou a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes.
Das 9h às 17h, a população pôde utilizar os diversos serviços oferecidos pelas secretarias municipais em diversas tendas, tirando dúvidas sobre os serviços que a prefeitura oferece. A programação cultural também não ficou de fora. Na Tenda do Saber, as crianças e os adultos aproveitaram as apresentações musicais, de teatro e desfiles de modas.
- Estou visitando todas as tendas para agradecer a participação de todos que estão aqui hoje trabalhando para levar os serviços que a prefeitura oferece para a população. Além disso, estou divulgando o trabalho do Capo e os eventos que estamos realizando. Nosso atendimento está superando as expectativas, declarou a primeira dama do município, Márcia Moraes. Na próxima quarta-feira (23), às 14h, na sede do Centro de Atendimento ao Paciente Oncológico (Capo), será realizado um evento com a Coordenadoria de Saúde Bucal, da Semusa.
As barracas mais procuradas foram as que ofereciam serviços de cabeleireiro e estética, da secretaria Municipal de Educação, e as que tiravam documentos, da secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Na tenda da Escola de Qualificação para o Trabalho, homens e mulheres, fizeram fila para cortar o cabelo. As manicures, esteticistas e depiladoras também não pararam durante todo o evento.
- Isso é maravilhoso, estou aproveitando para ficar bonita. É menos um gasto, disse satisfeita a cozinheira Rosalina M. de Castro, moradora do bairro há 50 anos.
Enquanto cortava o cabelo de um rapaz, Aparecida da Silva Peixoto, 29 anos, colocava em prática o aprendizado de dois meses do curso de cabeleireira da Escola de Qualificação para o Trabalho, da prefeitura de Macaé. Aluna aplicada que freqüenta a escola quatro vezes por semana, ela vai aumentar a renda familiar a partir da próxima semana quando começa a trabalhar num salão de beleza.
- Estou terminando o curso e hoje é mais uma oportunidade para aprimorar meu trabalho. Com o término do curso, que vai completar 30 horas, vou ter mais uma renda extra. Começo a trabalhar no salão três por semana e acho que vou poder tirar até R$ 500. Isso vai ajudar bastante em casa e a criar meu filho de quatro anos, explicou Aparecida.
Oportunidades de Trabalho - Na tenda da Semtre em parceria com a Fundação Leão XIII, os moradores puderam tirar documentos como carteira de trabalho (primeira e segunda via), fazer cadastramento para vaga de trabalho, emitir segunda via da certidão de nascimento, casamento, óbito e da carteira de identidade. Além de todos esses serviços a Semtre também realizou o cadastro de reserva para o Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE) durante o Bairro Cidadão. O programa é direcionado a jovens de 16 a 24 anos, sem vínculo empregatício anterior, com renda familiar de meio salário per capita e que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.
Os selecionados no programa, farão um curso de qualificação com total de 300 horas, por cinco meses, com bolsa-auxílio de R$ 120. O total de vagas é de 3 mil. Cerca de 30%, que concluírem o curso, serão inseridos no mercado de trabalho local. A equipe da Semtre também divulgou as vagas de empregos existentes na Central de Atendimento Especializada em Trabalho (CAET). Os interessados em alguma vaga, puderam se cadastrar automaticamente e também fazer o currículo na hora.
A secretaria de Saúde (Semusa) realizou avaliação nutricional, orientação sobre hepatite DST/ HIV / AIDS, aplicação de flúor e medição de pressão arterial. Palestras educativas também foram ministradas no local sobre vários temas. Na unidade móvel odontológica será feita restauração, remoção de tártaro e aplicação de flúor.
A Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec) levou sua equipe para prestar esclarecimentos à população de como agir em casos de desastres ocasionados por fortes chuvas, deslizes. Na tenda da secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a população pôde tirar foto 3x4 para a carteira de trabalho e conhecer melhor os projetos como o Nova Vida, apoio a Associação de Moradores, concessão de muletas, cadeira de rodas, etc.
Diversas programações foram montadas para a criançada como oficina de marcadores de livros, teatro de fantoches, conto e distribuição de livros e brindes. No espaço dedicado aos esportes, da secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) e da Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) as crianças puderam se divertir na cama elástica, na cesta de basquete, no muro de escalada e em outras atividades.
A secretaria Municipal de Obras (Semob) também participou do evento divulgando as obras que vem realizando no bairro, como a ampliação da Unidade de Saúde e as ruas já pavimentadas. A prefeitura também está construindo um play ground, uma quadra e fazendo o muro de arrimo ao longo da linha férrea nos Cajueiros.