A localidade da Malvinas recebe neste sábado (25), o Bairro Cidadão. O projeto executado pela coordenadoria do Programa Macaé Cidadão será instalado na praça Poliesportiva, das 9h às 17h, onde cem tendas serão montadas. Lá, serão colocados à disposição dos moradores os serviços oferecidos pela prefeitura e por instituições da sociedade civil. O evento contará com a presença do prefeito Riverton Mussi e do secretariado municipal.
Esta é a primeira edição do Bairro Cidadão de 2006, no ano passado, o projeto foi realizado na localidade da Fronteira e no bairro do Visconde de Araújo, onde foram registrados 19.786 atendimentos. A meta para a Malvinas é superar esse número, estima a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes.
Durante o dia, a prefeitura, através de suas secretarias, disponibilizará diversos serviços. A secretaria de Assistência Social (Semas) em parceria com a Caixa Econômica Federal fará a emissão de CPF, e fotos para documentos. Na tenda da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), numa parceria com a Fundação Leão XIII e o Ministério do Trabalho, emitirá a segunda via da certidão de nascimento e casamento, a primeira via da certidão de óbito. Na tenda da Semtre o cidadão poderá se informar sobre as vagas de trabalho.
A secretaria de Saúde fará aplicação tópica de flúor, além de um trabalho de mobilização junto à comunidade sobre higienização bucal, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e vigilância sanitária. A coordenadoria de Defesa Civil (Comdec) orientará a população sobre os principais procedimentos em casos de desastres naturais.
A parte esportiva ficará por conta da secretaria de Esporte e Lazer (Semel) e da Fundação de Esporte de Macaé. Na programação jogo de botão, bola ao cesto, ping-pong. Um trabalho de apresentação e integração entre atletas (do vôlei, jiu-jitsu e futsal) e a comunidade será feito dentro do Bairro Cidadão.
Haverá também distribuição de mudas de plantas e atendimento veterinário no estande da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape). O Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundec) dará informações sobre o Bolsa Família. Na tenda da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) consultas ao SPC e ao Serasa estarão ao alcance do cidadão.