Bairro Cidadão será neste sábado no Sana

31/05/2007 15:19:14 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Atendimento odontológico, avaliação nutricional, orientação sobre visitação às cachoeiras, divulgação de projetos da prefeitura, emissão de documentos, oficina de pipas e corte de cabelo. Essas e muitas outras ações são parte da programação de atividades do projeto Bairro Cidadão, que acontece neste sábado (02), no distrito do Sana, das 9h às 17h.

O projeto, coordenado pelo Programa Macaé Cidadão, tem objetivo principal de levar às comunidades os serviços da prefeitura.

- Essa é uma oportunidade da população conhecer os projetos da prefeitura e ao mesmo tempo tirar suas dúvidas - conta a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes.

Devido ao sucesso conquistado, o Bairro Cidadão ganha a cada edição novos parceiros da sociedade civil, como Sesi, Senai, CDL, Instituto Embelleze, Rotary Club. Esta será a segunda edição do projeto este ano. Na primeira, que aconteceu no bairro da Ajuda, foram feitos 24.070 atendimentos. Está é a primeira vez que o projeto é levado á região serrana.

Cada secretaria municipal e os representantes da sociedade civil estarão apresentado seus trabalhos em uma das 90 tendas armadas na praça principal do Sana. A equipe de Humanização do HPM levará orientação de pré e pós-parto, além de orientações sobre amamentação. Todo trabalho será realizado em parceria com o PSF do Sana. O atendimento contará ainda com dinâmicas de grupo e sorteio de kits de enxoval para bebe e mamãe.

A coordenadoria dos Direitos da Mulher (Codim) cadastrará os interessados em participar do casamento comunitário. Para isso, é necessário levar cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, registro de nascimento (solteiros) ou certidão de casamento com o divórcio averbado (divorciados). Este ano, o casamento comunitário acontecerá, entre os meses de julho e agosto, em duas edições: uma na região serrana e outra na sede do município, com a parceria da Secretaria de Assistência Social.

A Fundação de Ação Social (FAS) vai levar informações sobre seu programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos – Porto. Já a Fundação de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape) doará mudas de plantas medicinais. A Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) realizará um trabalho de educação no trânsito. A Fundação Macaé de Cultura (FMC) promoverá oficinas de desenho e reciclagem à disposição da população.