Foto: Divulgação
A ação segue nesta quarta-feira (15), em Barra do Sana, e na quinta (16), no bairro Imbetiba
Mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti foi realizado nesta terça-feira (14). Equipes da Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, visitaram o bairro Nova Malvinas, com vistoria em residências para verificação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante as inspeções, os agentes verificaram nas casas diversos depósitos para armazenamento de água. A orientação é para que os moradores mantenham os tonéis e caixas d 'água sempre fechados e a lavagem deve ser semanal. Foram reforçadas outras informações e dicas aos moradores sobre os cuidados que devem ser adotados, já que a melhor forma de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito é impedir a sua reprodução.
Além das visitas domiciliares, a Secretaria de Saúde tem adotado estratégias de combate às arboviroses, como ações educativas nas escolas, eventos e locais com grande público.
O mutirão de combate ao Aedes segue nesta quarta-feira (15), em Barra do Sana, na região serrana de Macaé, e na quinta (16), no bairro Imbetiba, com visitas às residências e estabelecimentos. O objetivo é detectar e aplicar larvicida para erradicar focos do Aedes aegypti.
Cuidados - Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.