Balanço do Maio Amarelo é apresentado na Câmara de Vereadores

31/05/2022 19:48:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Assessoria / Mobilidade Urbana

Ações da Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana foram apresentadas no Legislativo

As ações da programação do movimento Maio Amarelo 2022 realizadas pela Prefeitura, através da equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, foram apresentadas no Grande Expediente da Câmara Municipal, nesta terça-feira (31).

A ida ao Legislativo atendeu requerimento do vereador Reginaldo Oliveira de Souza. O Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, agradeceu a oportunidade de expor a campanha, que é realizada por meio do movimento mundial Maio Amarelo em busca da redução dos índices de vítimas de acidentes de trânsito.

A apresentação no Legislativo marcou também o encerramento das atividades promovidas pela coordenação ao longo de todo o mês. Foram realizadas Blitz Educativas, Escolinhas de Trânsito em escolas públicas e privadas, simulação de acidente, corrida e caminhada. Além do inédito Circuito de Trânsito, montado no estacionamento da Cidade Universitária, que recebeu dois mil alunos da rede municipal de ensino. E também a 1ª Corrida do Maio Amarelo e a simulação de acidente, com 16 vítimas entidades envolvidas - a maior do Estado do Rio de Janeiro, com exceção do município do Rio de Janeiro.

“A Educação para o Trânsito é fundamental e se reflete de maneira positiva. Há uma preocupação com o bem maior, que é a vida. Fazemos o trabalho de prevenção para a conscientização da população. Com atividades educativas podemos mudar, com o tempo, a história e a consciência dos condutores”, disse Jayme Muniz.

Várias ações


O Secretário anunciou algumas ações que estão sendo desenvolvidas, como a entrega da ordem de serviço do Terminal Cehab (outros terminais serão reformados também, como o Lagomar), sinalização horizontal, nova licitação do transporte urbano, projeto do terminal para a região da serra, entre outros.

“Vemos uma série de demandas decorrentes de acidentes em Macaé. Esse trabalho de educação no trânsito representa um conteúdo importante por tudo que o município representa a nível nacional”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal, Nilton César Pereira Moreira.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, relatou as atividades desenvolvidas pela equipe ao longo do mês e as inovações implementadas na programação. Também foram apresentados vídeos da campanha exibidos no Maio Amarelo pelo município.

“Esse foi um mês de maio diferenciado e intenso. A corrida foi um enorme sucesso, um mar amarelo nas praias Campista e dos Cavaleiros e muitas pessoas passaram a saber que existe o Maio Amarelo. Fizemos panfletagem em 8 pontos da cidade e na serra, palestras em diversas empresas, escolinha de trânsito e o projeto piloto do Circuito de Trânsito na Cidade Universitária que levou 2 mil crianças, Blitz Educativa, simulação de acidente (a maior que Macaé já viu), entre outras ações. A principal premissa da corrida foi a de trazer a conscientização; fazer com que as pessoas se apeguem e tenham empatia ao próximo, que não venhamos a cometer mais atrocidades no trânsito. Pode ser que não faça diferença hoje, mas vai fazer daqui um mês, um ano. Queremos fazer com que Macaé respeite as leis de trânsito”, pontuou Leandro Aracati.


Fotos Relacionadas