Baleia é enterrada em área segura

29/08/2022 18:30:00 - Jornalista: Janira Braga

A carcaça da baleia Jubarte, que apareceu no sábado (27) nas proximidades da praia próximo ao bairro Fronteira, está sendo enterrada nesta segunda-feira (29) em área segura na faixa de areia e distante em profundidade da água nas proximidades da praia da Barra. As Secretarias de Ambiente e de Serviços Públicos realizam o trabalho e a Ambipar Response fará a análise da coleta do material para saber o motivo do óbito.

As Secretarias de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, por meio da Coordenadoria de Fauna Silvestre e da Subsecretaria de Proteção Animal, e de Serviços Públicos, utilizam retroescavadeiras para mobilizar a areia. Segundo o secretário de Ambiente, Juninho Luna, não há risco de contato com banhistas nem de emissão de odores após o procedimento.

"Há experiências diversas, inclusive de outras cidades especialistas, que ressaltam solução ecológica adequada quando enterramos a carcaça na faixa de areia em área segura, sendo profunda e sem permitir a retirada dos restos mortais pela maré. Assim a decomposição ocorrerá no subsolo, evitando exalar gases e odores para a população", comentou o Subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos.

A Guarda Ambiental dá apoio à operação. A Ambipar Response é especialista em gerenciamento de crises e atendimento a emergências ambientais, químicas e biológicas que afetam a saúde, o meio ambiente e o patrimônio.