O Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) iniciou uma campanha de doação de sangue para atender à demanda da Região Serrana do estado, atingida pela tragédia das chuvas. De acordo com a coordenadora do Serviço Municipal de Hemoterapia da Secretaria de Saúde de Macaé, Rosângela Murta ainda não houve um pedido oficial do Hemorio para Macaé, apenas foi solicitado pela instituição informações sobre o estoque de bolsas da cidade.
- Nosso estoque é o suficiente para atender à nossa demanda, caso seja necessário estaremos engajados com o Hemorio para ajudar as vítimas dos municípios atingidos pelas chuvas, disse, lembrando que no mês de janeiro as doações caem bastante e este é o momento para que a população compareça ao Hemonúcleo.
Segundo dados do Hemorio, só na quarta-feira os principais hospitais da região serrana precisaram de mais de trezentas bolsas de sangue no atendimento aos feridos.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressalta a importância da doação regular de sangue por parte da população.
- Para que possamos sempre atender a esses eventos que não são esperados, é importante que a população compareça regularmente para doar sangue e não só quando são chamados por campanhas, diz.
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e levar um documento oficial de identidade com foto.
O Hemonúcleo funciona à Rua Dr. Bueno, 40, em prédio anexo ao Hospital São João Batista, no Centro da cidade. Quem quiser ser um doador de sangue deve ir ao órgão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. A doação é voluntária e gratuita.