A Banda do Ciep Municipalizado 455 Maringá, do Campo do Oeste, se apresentou, na noite de quinta-feira (13), das 19h30 às 20h15, na Veríssimo de Melo, dando prosseguimento ao Programa Bandas na Praça, idealizado e implementado na atual administração.
Fundada em 03 de novembro de 2003, a banda Tambores tem 62 componentes. Segundo a diretora do colégio, Angelita Silva de Paula, os instrumentos são: tambores, bombos, xilofones, quadrifone, escaletas e liras. Ela conta que em 02 de novembro de 2004, a banda participou do concurso de Bandas e Fanfarras de Rio Bonito. Entre dezenas de agremiações de outros municípios do estado do Rio de Janeiro, tirou o terceiro lugar em cinco quesitos: Melhor Banda; Regente, Jorge Wilson Gama Brandão; Linha de Frente ou Corpo Coreográfico, composto de porta-bandeiras. O Regente-Mor e a Balisa premiados já não integram mais a banda. Angelita comenta que alguns integrantes já não estudam mais no Colégio, mas por amor à banda continuam integrando na mesma.
A diretora tem como colaboradoras na administração do Colégio as diretoras adjuntas Lourdes do Nascimento Silva e Maria das Graças Rosa da Silva Moraes, que estão à frente de um efetivo de 1100 alunos, da educação infantil à 8ª série. Os regentes Jorge Wilson Gama Brandão e Lindomar Cabral e o coreógrafo Maicon são os responsáveis pela Banda.
A secretária de Educação Milmar Pinheiro fala como idealizadora do Programa. “Desde que foi idealizado, contamos com a colaboração da prefeitura nas apresentações locais e em outros municípios, para implementar um programa que nasceu da necessidade da população de Macaé conhecer mais de perto as bandas de suas escolas. Penso que deve ser mostrado à população um trabalho que exige total dedicação dos componentes e dirigentes, bem como da direção das escolas; um trabalho que se inicia nos ensaios, passa pelo capricho na conservação dos uniformes e atinge o sucesso nas apresentações”, justifica.
Segundo Milmar, as bandas escolares também são um poderoso instrumento pedagógico na educação dos jovens e na aplicação dos alunos, conforme pesquisas feitas nas escolas que contam com as agremiações.