Após o vice-campeonato na edição de 2004, os integrantes da Corporação Musical do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro se consagraram como a terceira melhor banda do Campeonato Sulamericano de Bandas de Marcha e Show, disputado entre 27 de abril a 1º de maio, em Atibaia-SP. O evento foi Organizado pela World Association of Marching Show Bands (WAMSB Brasil) e contou com a participação de 1.961 músicos de 21 corporações, que além do Brasil, representaram Colômbia, Uruguai e Venezuela.
A competição internacional foi dividida em cinco categorias e a Corporação Musical do Ciep Oscar Cordeiro garantiu o terceiro lugar entre as corporações classificadas para a final da categoria “Especial”, em que participam bandas que contam com instrumentos de percussão e sopro e bailarinos integrando o corpo coreográfico. Os representantes de Macaé só ficaram atrás das representações da cidade de Bragança Paulista-SP e da Venezuela.
Na mesma competição, a Corporação Musical do Ciep Oscar Cordeiro ainda faturou o segundo lugar na modalidade “Banda de Parada”, que é uma competição individual, onde se deve seguir um trajeto coreográfico em um espaço determinado.
— Os resultados que alcançamos no Campeonato Sulamericano foram bons demais e a reação dos integrantes da corporação foi a melhor possível, já que se trata de um campeonato internacional, que conta com uma grande estrutura e com bandas em um nível muito alto. Só de estar entre as três melhores é uma verdadeira vitória — disse o regente geral, Anderson Barbosa Adolfo.
Além dos instrumentos e dos bailarinos do corpo coreográfico, durante a apresentação no Sulamericano a Corporação Musical do Ciep Oscar Cordeiro ainda se utilizou de luzes e outros efeitos especiais para surpreender o público. “Realizamos uma apresentação diferenciada, seguindo o regulamento, que em uma competição internacional como esta, é bem mais exigente”, afirmou a coreógrafa da banda, Quelen Vitorino.
Segundo a coreógrafa, os integrantes da banda ganharam muito mais que o título de terceira melhor banda nesta competição. “Foram cinco dias de bastante integração entre todos os competidores e de aprendizado através dos workshops. Surgiram várias oportunidades, em reconhecimento ao trabalho que realizamos. Isso é muito gratificante”, completou a coreógrafa.
A Corporação Musical do Ciep Oscar Cordeiro também se prepara para realizar apresentações no Uruguai e na Venezuela em 2013, em decorrência de convites que surgiram após a performance no Sulamericano. Mas antes disso, ainda em 2012, o corpo coreográfico da banda fará apresentações na modalidade “Color Guard” em um festival que acontecerá em Recife-PE. A banda também participará do Campeonato Nacional DCB de Drum & Brass Corps, que acontecerá em outubro, além do desfile de 29 de julho, no aniversário da cidade, quando os macaenses poderão conferir de perto a apresentação preparada para o Sulamericano.
— Todo esse resultado não veio sozinho. Por isso temos que agradecer o apoio dado pela Secretaria de Educação, desde a gestão do então secretário Guto Garcia, e também a Secretaria de Governo, que por meio do secretário André Braga nos ajudou bastante nesta conquista. O presidente da União Municipal dos Estudantes de Macaé (UME-Macaé), José Neto, também foi fundamental, assim como a G Max Transportadora, a FM 101 e todos os demais que, direta ou indiretamente tornaram este sonho possível — finalizou Anderson.