logo

Banda do Ciep Oscar Cordeiro se prepara para Campeonato Sul-Americano

03/02/2012 08:29:43 - Jornalista: Joice Trindade

Os integrantes da Corporação Musical do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro estão em fase de preparação para o Campeonato Sul-Americano de Bandas, que acontece em Atibaia-SP nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril. A programação organizada pela Asso Atibaia será sede, em 2012, do Campeonato Sul-Americano de Bandas e Fanfarras, evento organizado pela Associação Mundial de Bandas e Fanfarras (Wamsb). Para fazer bonito na edição deste ano, os integrantes da banda, que na edição de 2004 conquistou a segunda colocação na disputa, ensaiam todos os finais de semana.

A expectativa é que o Sul-Americano reúna cerca de 10 bandas estrangeiras. São representantes dos Estados Unidos e países da Europa e Ásia, que se juntarão a mais 15 bandas brasileiras. O Rio de Janeiro terá apenas dois representantes:a banda do Oscar Cordeiro, de Macaé, e a banda Dom Oton Mota, de Santa Cruz. A corporação macaense foi selecionada no fim de 2011, após encaminhar para a organização do evento vídeos com exibição da banda.

A Corporação Musical do Ciep Oscar Cordeiro vai levar ao evento 150 integrantes, entre alunos e ex-estudantes. Serão levados instrumentos de percussão e sopro, bailarinos integrando o corpo coreográfico e apresentação com luzes e outros efeitos especiais. Segundo a coreógrafa da banda, Quelen Vitorino, a partir da volta às aulas, na segunda-feira (6), os ensaios serão intensificados e também vão acontecer nos dias de semana.

Para a coreógrafa e o regente geral Anderson Barbosa Adolfo, a expectativa diante da apresentação é das melhores: “A banda do Oscar Cordeiro tem trajetória de vitórias. É formada por integrantes na faixa dos 13 aos 18 anos, que desde 2011 se empenham para valer com a intenção de trazer para Macaé muito mais troféus e medalhas”, explicam.

Fundada em 1999, a banda, que começou a colecionar troféus a partir de 2000, tem muito a comemorar. A corporação musical é reconhecida em todo país por ter os títulos de bicampeã nacional e tetracampeã estadual na modalidade percussão. Na lista de vitórias destacam-se ainda os títulos de campeã geral em Taubaté (SP), em 2003, e repetiu o feito disputando com 54 agremiações no terceiro Concurso de Banda de Itapemirim (ES), quando obteve 949 pontos, consagrando-se bicampeã (2004-05).

A corporação faz parte da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ) e da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) entidades que definem os campeonatos. Com tantos resultados positivos e premiações pelo país, a banda tem influenciado outros alunos a ingressarem no grupo.