Depois de se destacar numa apresentação na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A Banda Musical Polivalente realiza pelo sétimo ano consecutivo, o seu tradicional Concerto de Primavera. O evento acontece no Teatro Municipal de Macaé, nesta quinta-feira , às 20h, com entrada franca.
O concerto tem como objetivo manter o canal de comunicação aberto entre a comunidade local e a banda, para que a população macaense possa sentir e avaliar o atual estágio de evolução da corporação musical. A apresentação da Banda Musical Polivalente, neste VII Concerto de Primavera, será composta por 7 peças musicais.
A cada ano, a banda convida um destaque na área musical para fazer a abertura do espetáculo. E neste concerto de 2006 contará com a participação especial da pianista Maria Luisa Urquiza, presidente da Sociedade Musical Macaense. Ela abrirá o espetáculo executando uma peça para recital de piano e solo de clarineta de nome “ Concertino”. Um dueto com o clarinetista Anderson Aprígio, Diretor Musical e Spala da Banda Musical Polivalente. Sendo posteriormente executado o Hino de Macaé, com a presença da banda no palco.
As sete Peças Musicais do Concerto
A primeira peça que a Banda Musical Polivalente executará será “Cartoon Symphony ”, trata-se de uma seleção de musicas temas de desenho animados de Hanna-Barbera; tais como: “ Os Flinstones, “ Os Jetsons”, “ Pantera Cor de Rosa”, “Os Simpsons” entre outros. Dando seqüência aos grandes filmes de animação, a segunda música da noite será “Tarzan”; escrita pelo formidável Phill Collins, e tema do filme homônimo que vem encantando gerações de crianças ao passar dos tempos. Na seqüência a banda apresentará: “James Bond Suite ”; uma seleção musical composta por 4 trilhas sonoras que fizeram parte dos filmes de grandes sucessos de bilheteria do agente 007. Se destacando aí, “Live and Let Die”, composta pelo Beattle: Paul Macartney; e “Goldfinger ”.
A partir daí, o espetáculo entra numa seqüência nacional com duas músicas: “Suíte Nordestina”; peça popular brasileira que retrata ritmos populares nordestinos, tais como baião, maracatu e o frevo. E um pout-porri das peças musicais “Vermelho e “Festa na Ilha Encantada” com temática abordando a festa folclórica do Festival de Paritins , região norte do país. Que recebe a cada ano milhares de turisitas nacionais e do extrangeiro no bumbódromo da ilha.
Já na parte final do espetáculo a banda executará, duas peças musicais de grande efeito sonoro e percussivo; abordando o tema dos grandes filmes de sucesso de bilheteria. Inicialmente executará “O Rei Leão- Seleções da Broadway” de autoria de Elton John. Peça tema do animado infantil de Walt Disney, ganhador do Oscar de melhor música em 1993. Sendo uma roupagem mais recente, incorporando o episódio III, Hakuna Matata. O encerrando o VII Concerto da Primavera se dará com a triunfal “Star Wars: The Phantom Menace”, tema do filme Guerra nas Estrelas, epsódio I. 4ª maior bilheteria da indústria cinematográfica mundial. Recebendo 3 indicações para Oscar de melhor som, melhor trilha sonora e efeitos especiais. Também ao Grammy de melhor trilha sonora.
Algumas informações sobre a corporação Musical
A Banda Musical Polivalente que já se apresentou em 22 municípios distintos do Brasil. Tem como maestro: Vanderlei Pereira dos Santos , Diretor Musical: Anderson Aprígio e Professores de Música: Fabio Corrêa e Leandro Márcio. Sendo presidida pela professora Ângela Maria Pessanha Lima.
Foi fundada em 1979, nas dependências da então Escola Estadual Polivalente Anísio Teixeira, hoje municipalizada. Disputou seu 1º concurso musical em 1987 na cidade de Nova Friburgo. Vencendo pela primeira vez em Cachoeiras de Macacu em 1990. Com evolução constante, tornou-se banda de música de fato em 1991. Sendo indicada para representar o Brasil no III Festival Internacional de Música da Juventude em Zurique, na Suíça, em Julho de 1999.
Já disputou em sua história 30 concursos musicais, sagrando- se vencedora em 22 destes, conquistando até o presente momento 107 troféus. Está invicta deste outubro de 1995. Neste período de 11 anos, disputou 16 concursos musicais, sagrando-se campeã em todos eles.
A Banda Musical Polivalente é cadastrada na FUNARTE, filiada a Federação Fluminense de Bandas Musicais Civis e na ASBAM (Associação de Bandas de Música do Estado do Rio)