logo

Banda Oscar Cordeiro é tricampeã nacional

29/10/2010 16:54:28 - Jornalista: Assessoria de Imprensa Educação

Foto: Arquivo Secom

Banda é um orgulho para Macaé

O orgulho tomou conta esta semana dos alunos do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto. A banda da escola levou para casa três títulos no 18º Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Franca, em São Paulo. No campeonato mais disputado do país, os alunos macaenses conquistaram o troféu da categoria Corpo Coreográfico, se tornando a tricampeã nacional.

A corporação musical, que competiu com mais de 35 bandas finalistas de 12 estados, ganhou também o segundo lugar na etapa Regente- mor, além de do terceiro lugar na categoria Banda de Percussão.

- Assim como os alunos do Oscar Cordeiro, também estamos muito orgulhosos da banda. É mais uma conquista que prova o quanto é importante investir na integração dos estudantes, oferecendo a eles opções de mostrar seu talento na escola, festejou o secretário de Educação, Guto Garcia, lembrando que rede municipal de ensino de Macaé conta com 13 bandas e fanfarras, que recebem apoio logístico da prefeitura como equipamentos musicais, uniformes e transporte para viagens.

Mesmo com os novos títulos, a banda não está descansando da competição. De acordo com o regente geral da corporação, Anderson Barbosa Adolfo, os integrantes já estão ensaiando para competir no I Concurso de Bandas e Fanfarras, que vai acontecer no dia 28 de novembro, em Silva Jardim.

- Estamos satisfeitos com nossas medalhas conquistadas em Franca e não vamos parar de treinar para continuarmos fazendo bonito. E temos muito que agradecer pelo apoio da secretaria Municipal de Educação, ressaltou.

A banda do Ciep Oscar Cordeiro tem 11 anos de fundação e coleciona importantes títulos desde o ano 2000, entre o bicampeonato nacional e tetracampeonato estadual na modalidade percussão.

O curriculum da banda também abrange os títulos de campeã geral em Taubaté (SP), em 2003e 2009, disputando com 54 agremiações no terceiro Concurso de Banda de Itapemirim (ES), quando obteve 949 pontos, consagrando-se bicampeã (2004-05).

Atualmente, a corporação faz parte da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro – FFABERJ – e da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras – CNBF – responsáveis pelos campeonatos. A Corporação Musical Oscar Cordeiro também é coordenada por Alessandro Barbosa, Fabrício Mariano e Quelen Vitorino, responsável pelo corpo coreográfico.