logo

Banda Oscar Cordeiro participa de concurso em São Paulo

22/10/2010 15:53:01 - Jornalista: Assessoria Semed

Foto: Arquivo Secom

Banda está sempre presente nos eventos cívicos de Macaé

A banda dos alunos do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, do Aeroporto, vai representar Macaé no 18º Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, que será realizado neste sábado e domingo (23 e 24), na cidade de Franca, em São Paulo. Cerca de 40 corporações musicais, finalistas de 12 estados, vão fazer parte do evento que deve integrar cerca de quatro mil instrumentistas no Parque de Exposições Fernando Costa.

Quarenta e seis integrantes de 14 a 17 anos da Corporação Musical Oscar Cordeiro, além de participantes do corpo coreográfico, vão fazer parte da disputa, uma das mais acirradas do país. Hoje, a rede municipal de ensino de Macaé conta com 13 bandas e fanfarras, que recebem apoio logístico da Secretaria Municipal de Educação como equipamentos musicais, uniformes e transporte para viagens.

A banda tem 11 anos de fundação e é reconhecida em todo país por ter os títulos de bicampeã nacional e tetracampeã estadual na modalidade percussão. Para o regente geral da corporação, Anderson Barbosa Adolfo, todos os integrantes estão entusiasmados. “Ensaiamos e vamos fazer o melhor para representar Macaé”, disse.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a participação das bandas de Macaé como a Oscar Cordeiro em eventos nacionais e estaduais reforça o comprometimento da Semed de socializar os alunos e destacar a cidadania, estima, além de revelar talentos.

Já a subsecretária de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura, Conceição de Maria Alves, disse que esta é mais uma oportunidade de uma das bandas premiadas de Macaé mostrar o potencial. “Só temos bandas premiadas. Temos muito orgulho de desenvolver a iniciação musical nas unidades de ensino e revelar aptidões”, ressaltou.

Curriculum - Fundada em 1999, a banda começou a colecionar troféus, a partir de 2000. Foi campeã geral em Taubaté (SP), em 2003, e repetiu o feito em 19 de junho deste ano, disputando com 54 agremiações no terceiro Concurso de Banda de Itapemirim (ES), quando obteve 949 pontos, consagrando-se bicampeã (2004-05).

Atualmente, a corporação faz parte da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro – FFABERJ – e da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras – CNBF – responsáveis pelos campeonatos.
A Corporação Musical Oscar Cordeiro também é coordenada por Alessandro Barbosa, Fabrício Mariano e Quelen Vitorino, responsável pelo corpo coreográfico.