Foto: Moisés Bruno
Combate à dengue é realizado em todo o município
A Prefeitura de Macaé continua a batalha contra a dengue. Desde o início de janeiro, são realizadas diversas mobilizações visando conter o avanço da doença. Todas as semanas são feitos mutirões nos bairros e os agentes percorrem as casas orientando e retirando das residências tudo que possa se tornar um criadouro para o mosquito. Os profissionais fazem tratamento com uso de larvicida, além do trabalho de pulverização com carro UBV (fumacê).
Hoje o município tem 1947 casos notificados e 234 casos confirmados da doença, entre os meses de janeiro a sete de abril. A preocupação com o avanço da dengue acontece em diversos municípios do Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, foram notificados 92.324 casos suspeitos de dengue com nove óbitos. Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 44 estão em epidemia.
Em Macaé, os bairros que apresentaram maior incidência de notificação neste primeiro trimestre foram Lagomar (379), Visconde (141), Aroeira (114), Cajueiros (104) e Centro (103). É necessário e importante que cada morador do município faça a sua parte, tomando todas as providências possíveis, visando à eliminação dos focos de larvas, encontrados nos diversos locais.
Na próxima semana, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nos bairros Novo Horizonte e Centro. O mutirão acontece entre os dias 15 e 18 de abril.
A recomendação dos agentes de endemias é que os moradores façam, pelo menos uma vez por semana, uma busca em suas residências com objetivo de eliminar os locais que acumulem água. Com medidas assim, será possível eliminar o mosquito da dengue e evitar internações e até mortes.
Ao surgir os primeiros sintomas, as pessoas devem procurar as unidades mais próximas de sua residência.
A população pode colaborar com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fazendo suas solicitações e reclamações através do telefone 0800-0226461. Nesta quinta-feira (11), terminou o mutirão promovido nos bairros Maringá, Centro, Ajuda de Cima, Novo Eldorado e Jardim Carioca.