O Colégio Municipal Balneário Lagomar, a Escola Sentrinho e o Projeto Mulher Reciclando (Promur), organizações que são atendidas pelo Programa Escola em Ação, promoverão, nos dias 15 e 22 de setembro, 9h às 17h, a primeira edição do Bazar Social. O objetivo é realizar a venda de itens arrecadados em campanha junto aos funcionários da Odebrecht Óleo & Gás (OOG), empresa responsável pela iniciativa. No dia 15, o Bazar Solidário acontecerá no Colégio Municipal Balneário Lagomar, enquanto que no dia 22 será a vez do Projeto Mulheres Reciclando, nas Malvinas.
A ação foi dividida em duas fases. Durante a primeira delas, realizada no mês de agosto, foram recolhidos 2.800 itens, como roupas, acessórios e calçados doados pelos Integrantes da OOG e que foram entregues para a realização do Bazar. Os recursos financeiros arrecadados serão aplicados em ações de cultura, esporte e qualificação profissional:
- O trabalho realizado através das parcerias com Escola em Ação é tão importante exatamente por esse motivo, pois ajuda na inclusão social e produtiva das pessoas. São ações que têm a finalidade de executar e apoiar atividades voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.
Além dos itens que estarão à venda durante a realização do Bazar Solidário, também foram arrecadados brinquedos junto aos funcionários da Odebrecht. Os brinquedos doados não farão parte das vendas, pois serão usados para implantação de duas brinquedotecas. Uma delas será instalada no Colégio Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, enquanto a outra no Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, no distrito de Glicério.
O coordenador do Programa Escola em Ação, Domiciano de Souza, conta que a realização da primeira edição do Bazar Social só foi possível devido a um grande trabalho de equipe, que inclui a comunidade. “A organização da segunda fase do Bazar Solidário está sendo conduzida pela área de Sustentabilidade da Odebrecht e pelas organizações envolvidas, com apoio de voluntários da empresa e pessoas das comunidades atendidas”, disse.
O Escola em Ação é uma iniciativa de responsabilidade social empresarial da Odebrecht Óleo & Gás, em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e a Unesco. Trata-se de um projeto de inserção social, educacional e produtiva, visando reduzir os índices de violência e exclusão por meio da oferta de atividades de cultura, esporte, lazer e qualificação para crianças, adolescentes e jovens das comunidades no entorno das escolas da rede municipal localizadas em bairros de maior vulnerabilidade social.