Foto: Bruno Campos
Cerca de 110 competidores participaram da corrida rústica realizada na região serrana
Foi uma programação intensa. Ao todo, 18 competições esportivas fizeram com que a edição 2015 do Fest Verão Macaé quebrasse o recorde em número de modalidades em um único ano. Neste domingo (8), o beach soccer, a corrida rústica na região serrana e as apresentações de capoeira finalizaram o evento realizado pela Prefeitura de Macaé e Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) que contou com a participação de quase dois mil atletas.
Depois do sucesso da corrida noturna realizada na Lagoa de Imboassica e Praia do Pecado, a corrida rústica teve como cenário a bela região serrana. Cerca de 110 competidores largaram em Trapiche e percorreram um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros até Glicério. Destaque para os corredores, no geral masculino, Antônio Marcos foi o vencedor e, Edina Vanuza foi a primeira colocada entre as mulheres.
Para Eduardo Sanjour Junior, as provas de corrida do Fest Verão 2015 foram as primeiras de sua vida. O competidor destacou a organização do evento. “Comecei a correr recentemente e minha estreia foi na corrida noturna. Gostei tanto que me inscrevi também na corrida rústica da serra. Embora o grau de dificuldade alto com subidas íngremes, buscar a superação do seu corpo e atingir o seu limite é motivante. Toda a organização está de parabéns pela estrutura para os participantes e pela iniciativa em fomentar o esporte em Macaé pois é sinônimo de qualidade de vida”.
Fazendo parte também da programação esportiva, rodas de capoeira atraíram olhares de curiosos que passavam pela Lagoa de Imboassica. Ao som do berimbau e do pandeiro, capoeiristas se apresentaram próximos aos quiosques.
Já na Arena Principal, montada na Praia Campista, as finais do beach soccer agitaram o público que compareceu em grande número para prestigiar. Partidas marcada pelo equilíbrio e com alto nível técnico, encerraram o campeonato que teve início na segunda-feira (2) e reuniu 49 equipes divididas em cinco categorias.
No sub-9, o Barroco Lopes venceu a equipe dos Craques do Botafogo e sagrou-se campeão. Pelo sub-11, depois de empate no tempo normal por 2 a 2, o Fluminense derrotou o time da Fronteira nos pênaltis. Já no sub-13, o Dínamo levou a melhor ao vencer o Galaxy por 3 a 1. No sub-15, em partida disputada, o Barroco Lopes fez 3 a 2 no Galaxy e ficou com o lugar mais alto do pódio. No feminino, o Macaé Esporte venceu e garantiu o ouro depois de derrotar o New Macaé por 5 a 3.
O presidente da Fesportur, Ricardo Salgado, fez um balanço e apresentou o saldo positivo do evento que teve início no dia 17 de janeiro. “Foram quatro semanas intensas de muito trabalho e nossa maior recompensa vem através dos depoimentos dos atletas que participaram das competições do Fest Verão elogiando todo apoio e organização. A Fesportur tem como objetivo estimular a prática esportiva no município, e diante dos números desta edição temos certeza que o resultado foi extremamente positivo”, ressaltou Salgado.
Confira o resultado completo do Beach Soccer:
**Sub-9**
1º Barroco Lopes
2º Craques Botafogo
3º CFE
Artilheiro: Júlio César (Barroco Lopes)
Atleta revelação: Ian Pinheiro (Barroco Lopes)
Melhor goleiro: Samuel Lucas (Barroco Lopes)
Final: Craques Botafogo 0 x 5 Barroco Lopes
Disputa de 3º lugar: CFE 3 x 0 Projeto Prata da Casa
**Sub-11**
1º Fluminense
2º Fronteira
3º Projeto Prata da Casa
Artilheiro: João Vitor (Fronteira)
Atleta revelação: Rafael Poiares (Fluminense)
Melhor goleiro: Vinícius Porcidônio (Fronteira)
Final: Fronteira 2 x 2 Fluminense (Pênaltis: 1x2)
Disputa de 3º lugar: Craques Botafogo 1 x 5 Projeto Prata da Casa
**Sub-13**
1º Dínamo
2º Galaxy
3º Fronteira
Artilheiro: Leonardo Loureiro (Dínamo)
Atleta revelação: Alexandre Oliveira (Galaxy)
Melhor goleiro: Lohan Marcos (Dínamo)
Final: Galaxy 1 x 3 Dínamo
Disputa de 3º lugar: Barroco Lopes 1 x 5 Fronteira
**Sub-15**
1º Barroco Lopes
2º Galaxy
3º Dínamo
Artilheiro: Lucas Tavares (Galaxy)
Revelação: Pedro Farias (Dínamo)
Melhor goleiro: Lucas Vieira (Barroco Lopes)
Final: Galaxy 2 x 3 Barroco Lopes
Disputa de 3º lugar: Vinci Sports 2 x 4 Dínamo
**Feminino**
1º Macaé Esporte
2º New Macaé
3º Riviera Clube
Artilheira: Tamires Pinto (Macaé Esporte)
Revelação: Luzilânia Veiga (Macaé Esporte)
Melhor goleira: Tânia Cardoso (Riviera Clube)