Os beneficiários do Programa Bolsa Família, em Macaé, devem se apresentar até o dia 26 de junho (quinta-feira), em um posto da Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximo de sua residência. O prazo da ação foi prorrogado com o objetivo de fazer o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de todos os usuários do Programa.
O acompanhamento do beneficiário é feito pela secretaria de Saúde e nas crianças até sete anos de idade, são verificados itens como altura, peso e o cartão de vacinas. Já as mulheres grávidas devem comparecer as consultas de pré-natal, participar de atividades educativas sobre aleitamento materno, alimentação saudável e preparo para o parto.
Atualmente, 6.366 famílias são monitoradas pela secretaria de Saúde. O comparecimento aos postos de saúde deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada seis meses.
A Coordenadoria Extraordinária de Renda Mínima e o Bolsa Família estão funcionando em um novo endereço. O atendimento agora é na Rua Dr. Francisco Portela, nº 444, Centro, onde funcionou a Subsecretaria do Idoso, das 8h às 17h.
Programa - O Bolsa Família visa proporcionar melhores condições de vida às famílias da cidade em situação de pobreza, além da inclusão das crianças e jovens nas políticas de educação e saúde, evitando, assim, a evasão escolar. A transferência do benefício financeiro visa o acesso aos direitos sociais básicos.