Biblioteca de Glicério oferece várias opções de atividades para moradores

15/09/2010 17:55:03 - Jornalista: Andréa Pessanha

Incentivar a prática da leitura através de atividades lúdicas envolvendo os moradores da região serrana de Macaé. É desta forma que a Biblioteca Pública Professora Henriqueta da Costa Marotti, em Glicério, inaugurada em maio de 2008, tem atraído e conquistado vários leitores e adeptos das diversas artes a participarem de seus eventos e oficinas culturais (desenho, pintura e vídeos), que tem marcado significativamente o trabalho desenvolvido pela equipe. Está previsto para outubro próximo, o lançamento do projeto “Bolsa Mágica” voltado para toda a comunidade em geral.

Segundo a responsável pelo espaço, Célia Jatobá, tudo começou em 2003 quando a jornalista e escritora, Maria Isabel Monteiro, e o também jornalista, Mário Sérgio dos Santos, tiveram a iniciativa de fundar uma biblioteca comunitária no distrito, e que posteriormente em cinco de dezembro de 2007, deixou de ser biblioteca comunitária e passou a ser vinculada à Fundação Macaé de Cultura (FMC) e ligada a Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, que funciona como biblioteca-sede, visando atender não só os moradores locais, mas também os dos distritos vizinhos, para promoção e fomento de desenvolvimento de projetos culturais.

“Atualmente a biblioteca vem atuando em diversos serviços para a população, como a Brinquedoteca; o Empréstimo Domiciliar, o Fomento à Pesquisa, o Beco do Poeta (com varal de poesias de poetas brasileiros e locais), a Sessão de Memória Macaé, abrangendo também outros municípios do Estado do Rio de Janeiro; a Sessão Religiosa, além dos Acervos de Artes, formado por livros e catálogos de artistas renomados, e de Meio Ambiente”, explica Célia.

Célia Jatobá contou que a biblioteca tem participado ativamente do calendário de atividades da região, como a Jornada Cultural da Serra de Macaé, em maio deste ano, através de oficinas, palestras e apresentações artísticas de talentos locais, e do evento “Agosto da Poesia”, que contemplou recitais de poetas macaenses já conhecidos, como Gerson Dudus, Sandra Wyatt, Rosane Carla, entre outros, e também do poeta de Glicério, Antonio Nochi, que declamou poesias de sua autoria, em sua maioria homenageando as mulheres. “Os alunos e professores do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga também marcaram presença nas suas apresentações com obras de diversos autores renomados, inclusive com uma homenagem ao escritor Ferreira Gullar, para um público de aproximadamente 150 pessoas”, destacou.

Os interessados em doar livros de literatura para esta biblioteca, que estejam em bom estado de conservação, basta entrar em contato com Célia Jatobá ou Regina Sechaus.

A Biblioteca Pública Professora Henriqueta da Costa Marotti funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Lauro Gonçalves, s/n – Centro, Glicério.
Telefone: 2793-4044
E-mail: biblioteca.glicerio@macae.rj.gov.br