logo

Biblioteca Dr. Télio Barreto comemora aniversário com ‘Happy Hour’ Poético

16/04/2007 16:55:12 - Jornalista: Alexandre Bordalo

No aniversário da Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, que completa nesta quinta-feira (19), 66 anos de existência, haverá Happy Hour Poético, a partir das 18h, na Praça das Artes, na entrada da Fundação Macaé de Cultura. O evento é aberto à participação de todos os amantes da poesia, que terão disponíveis equipamentos de sonorização para recitar seus próprios poemas ou interpretar textos de poetas de renome.

O acontecimento é uma promoção da Fundação Macaé de Cultura, através das agentes culturais da biblioteca. Segundo a diretora do local, professora Judith Maria Tinoco Carneiro, o objetivo do ‘Happy Hour’ é despertar amor à literatura, promovendo o interesse pela leitura por meio da poesia. Além disso, ela lembra que o papel do órgão é atender o público de uma maneira geral.

Projeto Tre-Lê-Ler

O projeto Tre-Lê-Ler, realizado por funcionários da biblioteca em instituições de ensino, para crianças com idades dos três aos 12 anos, consiste em Contação de Histórias (A Hora do Conto), Teatro de Fantoches e Oficinas de Marcadores de Livros.

Segundo as coordenadoras Rosane Machado de Carvalho e Carla Pereira da Silva, textos como ”O Pescador, o Anel e o Rei”, de Bia Bedran, e “O Macaco e a Velha”, conto popular, adaptado por Ruth Rocha, são algumas das histórias contadas.

- Também buscamos resgatar a poesia no interior das crianças, enfocando o estímulo à reflexão – observa Rosane. Já Carla comenta que após a contação, realizam-se oficinas de marcadores de livros para reforçar e estimular a importância da leitura.

Neste ano, o projeto esteve no Ciep Oscar Cordeiro e no Bairro Cidadão, na Ajuda. Além disso, professores da Escola de Pescadores conduziram 30 crianças, em visita à biblioteca, quando ouviram histórias, participando do Tre-Lê-Ler. Também receberam instruções como a importância da biblioteca. Os interessados que a equipe promova o projeto a crianças, em instituições de ensino, por meio da Hora do Conto, Teatro de Fantoches e Oficina de Marcadores de Textos podem telefonar para a Biblioteca Dr. Télio Barreto, no número: 2759-0889, ramais 236 e 237, falar com a organização do projeto.