Foto: Arquivo
A Biblioteca Itinerante fará parte da Semana de Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. O evento será realizado de 16 a 19 de outubro, com o objetivo de sensibilizar e estimular os alunos quanto à importância do consumo de alimentos produzidos na região, informá-los sobre o papel das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução de problemas como a pobreza, despertar o interesse para as atividades agrícolas e estimular, em sala de aula, a abordagem do tema relacionado à alimentação escolar.
A programação, que visa ainda reforçar o gosto pela alimentação saudável dos estudantes da rede municipal de ensino, vai envolver alunos e a comunidade escolar em atividades pedagógicas, que visam destacar à importância de um cardápio nutritivo e de gêneros provenientes da agricultura familiar. O ônibus, que foi recentemente inaugurado e conta com três mil exemplares, entre livros didáticos, paradidáticos e gibis, está sob a coordenação do Programa de Leitura.
E para a Semana em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, os contadores de história da Secretaria de Educação vão fazer uma atividade especial na Biblioteca Itinerante junto aos alunos da Educação Infantil. A previsão é que a Biblioteca-Itinerante se alie à Semana de Mundial da Alimentação nas Escolas Municipais de Educação Infantil Professora Lia Lia Kopp Franco, Christos Jean Kousolas, Amcorin, Maria Magdala Agostino Cipriani e Professora Maria das Graças da Silva Ribeiro.
Para dar um tom especial às histórias, uma feirinha com produtos que são consumidos na merenda e fazem parte da Agricultura Familiar será montada. Além disso, os estudantes poderão apreciar e degustar uma farta mesa de frutas.
Outras atividades, que também serão realizadas estão exposições de vídeos, produção de gêneros textuais referentes ao tema e visitas, que já estão sendo agendadas, a locais de produção de gêneros utilizados no cardápio da rede municipal, como Assentamento Celso Daniel, Cooperativa de Leite, Cooperativa Agropecuária de Macaé e Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial da Agricultura Familiar dos Produtores e Trabalhadores Rurais do Assentamento Prefeito Celso Daniel.
A agenda de visitas das unidades está sendo organizada pela equipe da Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação. De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, a semana visa à reflexão quanto às práticas alimentares saudáveis: “Prezamos a qualidade no cardápio dos alunos da rede municipal. Em Macaé, a agricultura familiar, através das cooperativas (COOPMAC e COAPEM), fornecem para a merenda escolar gêneros como banana d`água, banana passa, laranja, tangerina, caqui, abacate, mel, inhame, beterraba, quiabo, alface, cheiro verde, couve e feijão de corda”, pontuou.
Para a coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Freitas, este é mais um trabalho que cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): “A intenção é estimular alunos e educadores quanto à importância do consumo de alimentos produzidos na região e despertar o interesse pelo consumo de alimentos saudáveis, tanto nas escolas como em suas casas”, disse. A programação completa da Semana em Comemoração do Dia Mundial da Alimentação será divulgada ainda esta semana.