logo

Biblioteca Itinerante será inaugurada na rede municipal

01/08/2012 12:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Despertar e valorizar o hábito da leitura. Com estas propostas, que a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, vai inaugurar na próxima quinta-feira (9), às 14h, a Biblioteca Itinerante da rede municipal de ensino. Paralelo à inauguração do ônibus-biblioteca, a direção do campus Macaé da Universidade Estácio de Sá irá doar cerca de 300 livros infanto-juvenis para o acervo do espaço volante, que deve percorrer, ainda neste mês de agosto, às escolas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil .

A Secretaria de Educação equipou o ônibus com prateleiras específicas, balcão para leitura, além de material didático dirigido para contação de histórias e rodas de leitura. De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o objetivo principal é incentivar a leitura e destacar atividades que enfatizam a linguagem escrita:

- A biblioteca é muito importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Este espaço será essencial para as escolas. A intenção é que as escolas municipais recebam a biblioteca itinerante e assim possam trabalhar com outras linguagens como a imagem, as artes cênicas, artes plásticas, tudo isso para estimular a leitura. A intenção é levar à socialização do conhecimento, da educação, da pesquisa e do lazer, proporcionando o enriquecimento cultural e a inclusão social, ressaltou.

Para receber a biblioteca itinerante, a coordenação do Programa de Leitura vai definir um cronograma específico de visitas. Entre as possibilidades que está sendo definida pela pasta é a visita da Biblioteca Itinerante em praças centrais dos bairros para envolver o maior número de escolas.

Na Biblioteca Itinerante estarão disponíveis obras diversas, como contos, fábulas, enciclopédias, dicionários, crônicas e coleções variadas. Inicialmente, a equipe do Programa de Leitura vai realizar um empréstimo diário (para devolver no mesmo dia). Outra novidade é que os contadores de histórias da Secretaria de Educação vão se apresentar para os estudantes, que também poderão fazer parte de oficinas de desenho, pinturas, dobraduras e até mesmo apreciar exposição de selos.

Para a coordenadora do programa de Leitura, Maria Georgina de Souza, a Biblioteca Itinerante vai reforçar o gosto pela leitura: “Esta é mais uma conquista para as escolas. A rede municipal recebeu este ônibus que funciona como biblioteca itinerante e a previsão é atender 50 estudantes por hora”, disse.

Ela lembra que, posteriormente, o objetivo é que todas as unidades sejam atendidas por meio de um rodízio que funcionará da seguinte forma: a escola é visitada e os alunos poderão pegar o livro em prestado para que, no mês seguinte, seja devolvido: “Os grandes responsáveis para estimular os estudantes serão os próprios professores, que também serão auxiliados pela equipe do Programa de Leitura a melhor conduzir os alunos no mundo dos livros. E esse é um trabalho que será fundamental na transformação das escolas alcançadas”, finalizou.