Biblioteca universitária prossegue com cadastramento eletrônico

05/03/2010 11:26:34 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está oferecendo aos estudantes e docentes da Cidade Universitária atendimento totalmente informatizado na biblioteca, uma das mais atualizadas de Macaé e região. Aproximadamente, 60% dos usuários já realizaram o recadastramento para o processo eletrônico. Para isso, basta fornecer o número do CPF. Alunos do Colégio de Aplicação também poderão usufruir do acervo.

Além dos 1.495 alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Faculdade Pública Municipal, a FeMASS, com registro na biblioteca, os 500 alunos de graduação da UFRJ e UFF que ingressam este ano, os 70 estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação e novos docentes devem se inscrever no novo sistema. Para isso, é necessário comparecer munido de CPF, entre 9h e 22h, na biblioteca, que conta atualmente com um acervo de cerca de nove mil exemplares.

Os empréstimos são feitos a estudantes, professores e funcionários da Cidade Universitária, mas a consulta para pesquisas é aberta a toda comunidade. A biblioteca, que recentemente recebeu novos livros das áreas de saúde, direito, sistemas de informação, contabilidade, administração e engenharia de produção, é frequentada por estudantes de outras faculdades do município e até de municípios vizinhos.

A coordenadora da biblioteca, Nádia Bittencourt, destaca que o novo sistema agiliza os empréstimos e facilita o controle do acervo. A informatização foi possível por meio da parceria com a UFRJ, que disponibilizou o sistema israelita ALEPH e prestou treinamento no Rio de Janeiro aos funcionários.